Conheça os novos parceiros do CAM-CCBC

A missão de incentivar a prática de métodos alternativos de resolução de disputas e tornar as práticas brasileiras reconhecidas no mundo inteiro envolve parcerias com diversas entidades nacionais e estrangeiras. Ao todo, o CAM-CCBC mantém acordos de cooperação com mais de 15 instituições, como câmaras, entidades acadêmicas e centros de pesquisas.

A política de acordos de cooperação começou em 2008 com o Centro de Arbitraje Y Mediación – Cámara de Comercio de Santiago (CAM-Santiago), no Chile, e foi aprimorada nos anos seguintes. Há laços do CAM-CCBC com instituições em Viena, Cairo, Milão, Madri, entre outras cidades.

Conheça os mais recentes parceiros do Centro e alguns dos principais pontos previstos nos acordos de cooperação:

New York International Arbitration Center (NYIAC)

A NYIAC é uma organização não governamental constituída para promover a arbitragem internacional em Nova York. A entidade não administra procedimentos arbitrais, mas oferece infraestrutura para as audiências, desenvolve programas e materiais sobre o tema e apoia o debate para o desenvolvimento dos procedimentos arbitrais. Entre os pontos previstos no acordo estão:

  • Troca de experiências e informações sobre as melhores práticas em resoluções alternativas de disputas; e
  • Cooperação na promoção dessas práticas a partir da organização de palestras, conferências e seminários.

Instituto Brasileiro de Direito da Construção

O Instituto é um fórum de discussão acadêmica e técnica dos temas ligados ao setor, que objetiva discussão de políticas públicas voltadas para a construção, por exemplo. Entre os pontos previstos no acordo estão:

  •  Destinação de uma seção da biblioteca do CAM-CCBC, que será inaugurada no próximo ano, para obras relativas ao Direito da Construção e Arbitragem;
  • Realização conjunta de cursos, seminários e debates;
  •  Produção e difusão de conteúdo para a comunidade arbitral e jurídica; e
  • Troca de conhecimento, suporte e experiência relativa à arbitragem e ao direito de construção.