Gestão de Qualidade 

Gestão de Qualidade

O CAM-CCBC foi pioneiro ao obter a certificação de seu Sistema de Gestão da Qualidade com base na norma ISO 9001, em 2004. O selo internacional atestou a qualidade dos procedimentos do Centro na administração de arbitragens. Desde então, o CAM-CCBC mantem-se em conformidade com os requisitos da referida norma, passando por auditorias anuais, realizadas pela SGS, organismo certificador independente.

Após auditoria em 2019, além da recertificação referente à administração de procedimentos de arbitragem, o CAM-CCBC obteve a certificação em relação aos demais métodos de resolução de conflitos administrados i.e. mediação, dispute boards e CCRD, válida até 04 de janeiro de 2023. Com essa aprovação, o Centro renova seu pioneirismo com a reestruturação e ampliação de seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Política de Qualidade do CAM-CCBC

Disponibilizar, independentemente de origem, nacionalidade ou filiação à Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a administração de métodos adequados de solução de conflitos prestados de acordo com os regulamentos próprios e as legislações aplicáveis.

São pilares do CAM-CCBC: imparcialidade, independência, eficiência, transparência e melhoria contínua do Sistema de Gestão.

Sobre a Pesquisa de satisfação

A Pesquisa é realizada anualmente para acompanhar a satisfação dos usuários em relação aos serviços de administração dos métodos adequados de resolução de disputas prestados pelo Centro. Com base na pesquisa, são criados pela equipe do CAM-CCBC planos de ação para melhoria contínua dos serviços com base nos pilares da Política de Qualidade do Centro.

O gráfico abaixo demonstra o índice de participação dos usuários na pesquisa ano a ano:

1. Infraestrutura

O gráfico abaixo demonstra a satisfação em relação às instalações físicas do Centro, que são oferecidas sem custo adicional às Partes, incluindo espaços, recursos audiovisuais e de informática, entre outros:

2. Cordialidade, presteza e conhecimento dos funcionários

No quesito supramencionado é avaliado o trabalho das oito Secretarias Executivas do CAM-CCBC, equipes compostas por dois profissionais responsáveis pela administração dos procedimentos:

3. Imparcialidade dos funcionários e tratamento isonômico prestado às partes e advogados

A imparcialidade é um dos pilares de atuação do CAM-CCBC e a satisfação referente a tal quesito é demonstrada no gráfico abaixo:

4. Transparência dos procedimentos adotados pelo CAM-CCBC

O CAM-CCBC continuamente desenvolve novos mecanismos de transparência, com base em outro de seus pilares de atuação. Veja abaixo a satisfação relativa a esse quesito:

5. Comparação geral do CAM-CCBC com outros centros de arbitragem

Por fim, encontre abaixo o índice de satisfação quanto à atuação do CAM-CCBC em comparação a outros prestadores de serviços:

2017

2018

2019

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