Mais rápida e com custos reduzidos, mediação ganha espaço

Alternativa mais rápida e com custos reduzidos, a mediação comercial é uma estratégia que vem recebendo cada vez mais incentivos no CAM-CCBC.

Além de prometer novos eventos relacionados à mediação durante o ano e aceitar eventos sobre o tema na SP Arbitration Week, o CAM-CCBC possui duas equipes de renomados profissionais focadas em divulgar o tema. Uma trabalha com a mediação de forma geral e outra é voltada para a mediação ligada à administração pública.

“Em um acordo mediado ninguém ganha ou perde: o que acontece é que as partes chegam à melhor solução. O processo é mais ágil e todos os envolvidos têm maior chance de saírem satisfeitos”, explica Carlos Forbes, presidente do CAM-CCBC.

A mediação é considerada ainda um instrumento mais amigável, prezando pela manutenção do relacionamento entre as partes. No CAM-CCBC, o procedimento é sigiloso, sendo vedada a divulgação de qualquer informação sem a prévia autorização das partes. O mediador é escolhido, via de regra, a partir de uma lista de profissionais disponibilizada pela instituição, todos com vasta experiência.

Descontos para quem optar pela mediação

Em 2018, o Centro publicou uma resolução que estipula desconto na taxa de administração desse tipo de procedimento. Vale tanto para quem interrompe a arbitragem para tentar a mediação como para quem recorre à arbitragem após não chegar a um acordo mediado.

Confira os eventos sobre o tema já programados para acontecerem no CAM-CCBC este ano:

  • CPR Competition – no começo de abril, única competição internacional de mediação da América Latina. Envolve estudantes da USP, Mackenzie, Harvard Law School, Columbia Law School, entre outras.
  • Café da Manhã na sede do CAM-CCBC com importantes players para apresentação dos benefícios dos processos de mediação em 26 de abril.
  • Curso de “Técnicas Essenciais de Negociação e Mediação”, em parceria com o Straus Institute for Dispute Resolution da renomada faculdade de direito Pepperdine, da California.
  • Curso de educação continuada em mediação transformativa em maio, em parceria com o Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil.

Para saber mais sobre os eventos, acesse aqui.