CAM-CCBC lança relatório anual

Publicação é a primeira do gênero lançada no Brasil por um centro de arbitragem e mediação

Por Sérgio Siscaro

Em uma iniciativa pioneira no mercado de arbitragem no Brasil, o CAM-CCBC acaba de lançar seu primeiro relatório anual. Nele são apresentados dados detalhados sobre sua atuação ao longo de 2019.

O documento é dividido entre os principais fatos de destaque do ano e as estatísticas relativas a procedimentos. Na primeira parte, são abordados os principais acontecimentos de 2019, além dos aprimoramentos efetuados na gestão dos procedimentos e na atuação institucional do Centro ao longo do ano.

São analisados desde os resultados da São Paulo Arbitration Week até a criação de grupo de trabalho para estudo da metodologia de publicação de sentenças arbitrais, passando por novos canais de transparência e a nova unidade do Centro no Rio de Janeiro.

De forma transparente, o relatório também reúne dados estatísticos relativos aos procedimentos administrados pelo CAM-CCBC em 2019: volume de procedimentos, áreas de negócios que mais utilizaram seus serviços, valores envolvidos, entre outros.

Na segunda parte, são apresentados também os dados relativos aos esforços do Centro, iniciados a partir da assinatura do ERA Pledge e da edição da Resolução Administrativa sobre diversidade de gênero. A evolução da porcentagem feminina na lista de árbitros e nas indicações de árbitras realizadas pelo CAM-CCBC são os destaques.

“A iniciativa foi idealizada há algum tempo, e a partir daí o Centro passou a estudar qual seria o melhor formato para produzir o Relatório, quais dados ele incluiria e assim por diante”, afirma a Assessora de Desenvolvimento Institucional do CAM-CCBC, Lenora Hage.

O Relatório Anual do Centro está sendo disponibilizado em formato exclusivamente digital no site do CAM-CCBC – o que facilita o acesso a seu conteúdo, especialmente nesse período de afastamento e trabalho 100% remoto devido à Covid-19. O Relatório pode ser acessado integralmente em português e inglês. E esta não será uma iniciativa isolada: o Centro pretende lançar anualmente uma nova edição.

 

Mais transparência

De acordo com Hage, o lançamento do Relatório está alinhado com os esforços do CAM-CCBC em aumentar o grau de transparência de suas atividades. “Com ele será possível dispor de um entendimento melhor da posição do Centro no mercado nacional e internacional. Além disso, o Relatório será uma importante fonte de dados para pesquisas – seja em relação a levantamentos de mercado ou sobre procedimentos específicos”, afirma.

Adicionalmente, a publicação traz informações sobre as atividades institucionais do CAM-CCBC, sua infraestrutura física e a gama de serviços que disponibiliza.

 

Ano de novidades

A escolha de 2019 para ser o primeiro exercício analisado por um Relatório Anual do CAM-CCBC é bastante oportuna, uma vez que diversas novidades foram desenvolvidas e estabelecidas pelo Centro no ano passado.

“Celebramos nossos 40 anos e acompanhamos a eleição da primeira mulher como presidente, Eleonora Coelho. Além disso, tivemos diversos desenvolvimentos administrativos – como a expansão do certificado de qualidade na gestão de procedimentos para todos os serviços oferecidos pelo Centro”, pondera a assessora.

Esse desempenho também se refletiu no volume de processos atendidos pelo CAM-CCBC; mesmo com o baixo crescimento da economia brasileira, o Centro conseguiu manter sua curva crescente de novos casos iniciados por ano. “Isto denota a estabilidade do Centro como líder de mercado após um exponencial aumento do número de casos iniciados desde 2009”, complementa Hage.

 

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