CAM-CCBC estimula diversidade

Iniciativa do Centro promoverá o debate de temáticas relacionadas à igualdade de representação na comunidade dos ADRs

Por Sérgio Siscaro

Aumento da lucratividade, produtividade e eficiência; ambiente mais amigável para ideias inovadoras; maior engajamento de colaboradores, parceiros e clientes. Essas são apenas algumas das vantagens que vêm sendo observadas por organizações que estimulam a diversidade em todo o mundo. Ao cultivar ambientes, por exemplo, com igualdade de gênero, diversidade étnico-racial, acessíveis à pessoas com deficiência, obtém-se uma riqueza de pontos de vista que contribui decisivamente para o sucesso das organizações e dos mercados em que estão inseridas.

Ciente da importância de se promover um engajamento mais significativo da comunidade de profissionais e organizações que atua com métodos adequados de solução de controvérsias (ADRs, na sigla em inglês) em inciativas voltadas à promoção da diversidade no setor, o CAM-CCBC está lançando o Projeto Diversidade. A iniciativa pretende fomentar a representatividade e a inclusão no mercado de ADRs de forma geral quanto no ambiente de trabalho.

A decisão do Centro em encorajar a diversidade decorre do fato de que, ainda que o tema seja considerado relevante e urgente por organizações de diversos ramos de atividade, ele ainda tem presença limitada na comunidade dos ADRs. E de que, apesar de haver sólidas instituições da área apoiando iniciativas de igualdade de gênero, ainda não se estabeleceram medidas efetivas para a inclusão de minorias étnicas, pessoas com necessidades especiais e comunidade LGBTQIAP+. Por essa razão, o Projeto Diversidade iniciará suas atividades com reflexões envolvendo esses temas, além de abordar tópicos relacionados, como a questão do lugar de fala.

 

Primeiros passos
De acordo com a área de Desenvolvimento Institucional do Centro, o projeto – que está atualmente em fase de operacionalização – foi estruturado em etapas, a fim de permitir sua gradual implantação. Inicialmente será realizada a campanha #CAMCCBCDiversidade, uma ação cuja premissa é a educação como base das transformações.

A campanha buscará incentivar a discussão da diversidade nas redes sociais do CAM-CCBC. Serão criados conteúdos mensais de caráter tanto recomendativo, sugerindo obras sobre temas específicos relativos à questão da diversidade; quanto educativo, com a discussão a respeito da importância desses trabalhos – trazendo inclusive depoimentos, tanto de pessoas do mercado quanto de fora.

Tanto os colaboradores do CAM-CCBC quanto os profissionais do mercado de ADRs também serão estimulados a participar do Projeto Diversidade, contribuindo com sugestões que permitam à iniciativa delinear seus próximos passos. Isso permitirá conferir à iniciativa uma valiosa pluralidade de pontos de vista – o que é essencial para que o Centro possa entender quais são os pontos mais sensíveis e calibrar o direcionamento das atividades do projeto da forma mais adequada.

Conheça também a
X