Abertas as inscrições para Bolsa de Pesquisa no Instituto Max-Planck

Programa do CAM-CCBC selecionará doutorando ou pós-doutorando para intercâmbio acadêmico no segundo semestre de 2020 ou primeiro semestre de 2021

Por Estela Cangerana

Estão abertas até o dia 25 de maio as inscrições para o Programa de Bolsas de Pesquisa do CAM-CCBC em parceria com o Max-Planck Institute for Comparative Public Law and International Law (MPIL), destinado a doutorandos e pós-doutorandos. O profissional selecionado ganhará uma estadia de pesquisa de um mês de duração na sede da instituição, em Hamburgo (Alemanha), no segundo semestre deste ano ou no primeiro semestre de 2021.

Será a quinta bolsa concedida pelo CAM para o instituto alemão.O programa faz parte dos esforços da atual gestão do CAM para a promoção e desenvolvimento do estudo da arbitragem no Brasil e no mundo, ampliando e diversificando as oportunidades para os profissionais brasileiros nos melhores centros de estudos globais. É ainda um estímulo à troca de experiências e conhecimento.

“As iniciativas do CAM-CCBC no campo de parcerias com instituições internacionais são excepcionais. Elas demonstram o nível de excelência que o CAM alcançou na arbitragem brasileira e a preocupação do Centro em não só proporcionar um serviço de alta qualidade na administração dos procedimentos, mas também de garantir o desenvolvimento do estudo acadêmico relacionado à matéria que, ao final, auxilia no desenvolvimento da arbitragem brasileira como um todo”, afirma a árbitra e advogada Ana Carolina Beneti, sócia fundadora da Beneti Advocacia e membro do Comitê Científico para o Programa de Bolsas de Pesquisa Max-Planck Institut do CAM.

A árbitra, que também já foi aluna da escola alemã, destaca algumas das inúmeras vantagens do programa de pesquisa.  “O Instituto Max Planck é uma das instituições líderes no mundo em pesquisas jurídicas em direito comparado nas áreas de direito civil privado, comercial, econômico e processual civil estrangeiro, europeu e internacional. O pesquisador escolhido terá acesso a um vastíssimo acervo, contato com pesquisadores do mundo todo e professores da escola, o que, certamente, agregará para o desenvolvimento de uma visão internacional da arbitragem, adicionando à pesquisa um conhecimento acadêmico diferenciado e profundo em decorrência do acesso à informação inexistente no Brasil de uma forma tão concentrada.” Só a biblioteca da escola possui um acervo de mais de 550 mil obras impressas e 1,6 mil revistas estrangeiras digitais.

Os interessados em participar do programa devem preencher o formulário de inscrição disponível no site do Centro e cumprir os pré-requisitos detalhados no edital. O exame de seleção será realizado em etapa única pelo Comitê Científico do Programa e consiste em análise de documentação, currículo, títulos e projeto de pesquisa apresentado, além de entrevista. O resultado será divulgado até o dia 24 de junho.

O acesso ao edital e mais informações, bem como inscrições, estão disponíveis em https://ccbc.org.br/cam-ccbc-centro-arbitragem-mediacao/home/eventos/bolsa-estudo/

 

 

Conheça também a
X