Brasileiros no centro das competições mundiais de ADR

Uma das personalidades da História mais associadas a Viena é o pai da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939), que viveu cerca de 70 anos na cidade. Mas quando o assunto é Direito, a capital austríaca troca o tradicional divã pelas mesas de negociação, mediação e arbitragem.

É que Viena se tornou o centro de algumas das mais importantes competições acadêmicas do mundo no âmbito dos métodos de resolução alternativa de disputas (ADRs). A próxima competição desse tipo será realizada no começo de julho e tem o CAM-CCBC como parceiro platinum.

A Consensual Dispute Resolution Competition (CDRC) reunirá quatro equipes universitárias brasileiras apoiadas pelo CAM-CCBC, em meio a 33 times do mundo inteiro. As instituições nacionais são Mackenzie, PUC-SP, FGV-SP e USP.

Case do CDRC usa Vis Moot como base

As disputas do CDRC ocorrem nas modalidades Mediação e Negociação, sempre com base no case anual do Willem C. Vis Moot – competição acadêmica de arbitragem realizada em abril e considerada a maior do setor, que reúne cerca de 300 universidades em sua edição europeia, também em Viena.

O case do Vis Moot é adaptado para o foco do CDRC de incentivar a habilidade dos estudantes no uso das técnicas e na articulação de estratégias de mediação e negociação.

“Nosso apoio reflete a estratégia de consolidação do CAM-CCBC no exterior como um Centro que presta serviços de mediação. Ao dar suporte a competições internacionais e às equipes brasileiras que delas participam, ajudamos a despertar o interesse pelo estudo e pelo desenvolvimento desses temas no Brasil”, explica Luiza Kömel, secretária geral adjunta do CAM-CCBC, que acompanhará a competição na Áustria.

Datas

O CDRC chega à sua quinta edição e será realizado entre os dias 6 e 10 de julho de 2019, com organização da International Bar Association, Vienna International Arbitral Centre e European Law Students’ Association Austria.