Prepare-se para a próxima estação

Em maio, a agenda de eventos culturais, esportivos e até de negócios no Canadá começa a se agitar, antevendo a movimentação do comemorado verão

Por Estela Cangerana

Diferentemente do Brasil, a estação do ano tem um impacto muito grande na vida e nos negócios dos canadenses. Embora as atividades aconteçam o ano todo, o inverno rigoroso pode inviabilizar até as saídas de casa em determinados períodos. Por isso, uma das características marcantes dos canadenses é justamente a celebração dos períodos de tempo bom, com muitas atividades ao ar livre, festivais e comemorações. Neste ano, a pandemia de Covid-19 ainda deve interferir, impedindo aglomerações, mas as opções continuam fartas para aproveitar a época. Até mesmo para quem está fora do Canadá e não teria essa oportunidade.

Agenda cultural

O mês de maio abriga um dos feriados nacionais mais representativos do calendário do país, o Victoria Day. A data marca o aniversário da Rainha Victória, do Reino Unido, e que escolheu Ottawa para ser o local da capital canadense. O Canadá, até hoje, é parte do grupo de nações Commonwealth of Nations, com laços históricos com o Reino Unido. No Quebec, desde 2003, a lei local prevê a celebração do National Patriots Day na mesma data. As comemorações acontecem sempre na segunda-feira anterior ao dia 25 de maio (em 2021, no dia 24) e são consideradas o início do verão.

Queimas de fogos e paradas geralmente marcam o dia em diferentes localidades canadenses. Este ano, vale conferir o que estará disponível para ser visto online.

É também nesta época que muitas pessoas abrem suas casas de veraneio, começam os piqueniques e atividades ao ar livre, como os cuidados com os jardins e as idas aos parques. As ruas e estradas passam a ficar mais movimentadas. No entanto, a quantidade de pessoas ainda é menor do que nos meses mais agitados do verão propriamente dito (julho e agosto). Ou seja, uma boa pedida para quem estiver no Canadá aproveitar o clima agradável, mas sem aglomerações.

Com os dias ficando cada vez mais longos, as cores da primavera também parecem mais intensas. Em Ottawa, de 14 a 24 de maio acontecerá o Festival Canadense das Tulipas, organizado anualmente desde 1945 e que em 2021 terá versão virtual.

Em Toronto, a 25ª edição do Scotiabank Contact Photography Festival, que promove várias exposições fotográficas e instalações ao ar livre de artistas canadenses e internacionais, começou em 1º de maio mas, excepcionalmente em 2021, se prolongará presencial e virtualmente pelo resto do ano.

A partir do dia 18, e até 21/05, acontecerá a Canadian Music Week, que terá sua conferência anual e festival musical disponíveis online.

A intensificação de eventos deve continuar em junho e julho, quando ocorre a principal comemoração canadense, o Canada Day, que marca o aniversário do país. A data é comemorada tanto lá quanto aqui. No Brasil, a CCBC organizará este ano a segunda edição do Canada Day CCBC Online Festival, com uma intensa programação online.

Para compreender a importância do clima

Entender a dinâmica do clima do Canadá é relevante não apenas para quem quer conhecer ou passear pelo país. O inverno costuma ser bastante rigoroso, apesar de ter intensidades diferentes dependendo da região. Isso significa que não é raro que nevascas impeçam aulas nas escolas, eventos sociais, viagens e mesmo que a população possa sair de casa por dias seguidos, o que impacta, inclusive, na oferta de alimentos. Os alertas climáticos ganham muita atenção da população e os supermercados oferecem produtos que possam ser estocados para esses períodos.

Em compensação, nos meses mais quentes do ano, com os dias mais longos e temperatura agradável, o canadense literalmente aproveita a estação, com uma intensa oferta de atividades. Para os habitantes do país, “viver o sol” é muito importante.