Escolha uma Página

Agradecemos a sua participação na celebração do dia do Canadá!

Conheça o estilo de vida canadense, cultura, educação, diversidade, inovação, música e mais que separamos para você!

153 anos do Canadá!

Canada Day

1º de julho foi o dia em que o Ato Constitucional de 1867 foi assinado, estabelecendo a formação do Canadá. Desde então, essa data é sempre muito comemorada pelos canadenses que cobrem as cidades de vermelho e branco e, é claro, muitas folhas de maple.

O festival

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá está reunindo parceiros para celebrar esta data com diversas atividades e eventos virtuais. Nesta 1a edição do Canada Day CCBC Online Festival selecionamos quatro temas relacionados ao DNA do Canadá e da própria CCBC: Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Educação e Cultura.

Legenda dos temas

Educação

Diversidade 

Innovation Hub

Cultura

Agenda

01/07 – Quarta-feira

10h00 às 10h45 - Alumni Canada Brasil e a cultura Canadense de Voluntariado

Descrição do evento

Inspirados no formato do Ted Talks que busca inspirar e impactar as pessoas através da transmissão de conhecimentos importantes, a apresentação terá como objetivo inspirar o público sobre a importância das organizações voluntárias à luz da cultura canadense do voluntariado. Através do exemplo da rede Alumni Canada Brasil, pretendemos mostrar a influência dessas organizações na forma de se pensar a educação atualmente. Com parte do nosso comitê executivo, mostraremos como a experiência no Canadá impactou a vida de cada um de nós e como temos nos organizado e usado nosso tempo e expertise, para ajudar outros estudantes. Queremos incentivar também o engajamento com o voluntariado, impactando positivamente a sociedade.

Claire Lagier
(Alumni Canada Brasil)

Jéssica Sbroglia
(Alumni Canada Brasil) 

Natalia Koff
(Alumni Canada Brasil)

Janyne Leonardi
(Alumni Canada Brasil)

11h00 às 12h00 – A Air Canada leva você para a extraordinária Costa Leste!

Descrição do evento

Conheça a impressionante Costa Leste do Canadá, onde estão cidades como Toronto, Ottawa e Montreal, que se destacam pela moderna infraestrutura e pela diversidade cultural. Conheça também as novidades da Air Canada, que incluem o programa Clean Care+ e os novos protocolos que a empresa está implementando para garantir a segurança de seus passageiros.

Sheila Nassar
(Vertebratta)

Sandra Passetto
(Air Canada)

Fernando Alves da Silva
(Air Canada)

Evaristo Oliveira
(Air Canada)

12h00 às 13h45 - Conheça o Canadá de Costa a Costa com a Air Canada - Vídeos

Descrição do evento

Gostaria de conhecer o Canada? Veja uma seleção de vídeos incríveis e conheça o programa de segurança pessoal e de aprimoramento das aeronaves que vai proporcionar mais tranquilidade aos clientes durante todas as etapas da viagem.

15h30 às 16h30 - Canadá: modelo inspirador de compromisso com a diversidade

Descrição do evento

Elise Racicot, Cônsul e Chefe do Setor Comercial do Canadá no Brasil e co-Coordenadora da Comissão de Diversidade da CCBC, entrevista convidados especiais que contam sua história no Canadá e como o país contribuiu para a expansão da sua visão de diversidade.

Elise Racicot
(Consulado-Geral do Canadá)

Arnon Melo
(MELLOHAWK Logistics)

Jamile Cruz
(I&D 101 )

Nicole Orsi Barioni
(Immigrant and International Women in Science)

Carolina Hack
(GC5 )

17h00 às 18h00 - Cases de Sucesso na educação: Pesquisadores Brasileiros no Canadá

Descrição do evento

Esse painel objetiva mostrar o trabalho de pesquisadores brasileiros que tem se destacado no Canadá. Ele será centrado em três eixos: 1- Conhecer um pouco de suas pesquisas e entender como eles têm contribuído com o avanço da ciência na saúde, na indústria e na tecnologia; 2- Incentivar outros pesquisadores brasileiros a seguirem caminhos semelhantes (e possíveis!); 3- Conversar sobre formas de financiamento para pesquisa no Canadá, seja no setor público ou privado.

Nathália Batista
(University of Toronto)

Daniel Holanda
(University of British Columbia)

Jéssica Sbroglia
(Alumni Canada Brasil) 

Daniel Rodrigues
(Université Laval)

18h30 às 19h00 - Coquetel Virtual de lançamento do Canada Day CCBC Online Festival

Descrição do evento
Abertura oficial do festival com a presença da Embaixadora do Canadá no Brasil Jennifer May, Evelyne Coulombe, Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, Heather Cameron, Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo, Affonso Massot, Secretário Executivo de Relaçoes Internacionais, Pedro Henrique Lopes Borio, Embaixador do Brasil no Canadá, Giancarlo Takegawa, Diretor Geral da Air Canada no Brasil (patrocinador máster do festival), Paulo Perrotti, Presidente da CCBC e, Paulo de Castro Reis, Diretor de Relações Institucionais da CCBC e curador do festival.

Jennifer May
(Embaixadora do Canadá no Brasil)

Heather Cameron
(Consulado-Geral do Canadá)

Evelyne Coulombe
(Consulado-Geral do Canadá)

Pedro Miguel da Costa e Silva
(Secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas)

Pedro Henrique Lopes Borio
(Embaixador do Brasil no Canadá)

Affonso Massot
(Secretário Executivo de Relações Internacionais)

Giancarlo Takegawa
(Air Canada)

Paulo Perrotti
(CCBC)

Paulo de Castro Reis
(CCBC)

02/07 – Quinta-feira

10h00 às 10h45 - Grande Montréal: Um líder em tecnologia e inovação

Descrição do evento

Beneficiando de seu patrimônio europeu e norte-americano, a Grande Montréal é única entre as metrópoles norte-americanas e alavanca a criatividade como força motriz econômica, social e cultural. Ao longo dos últimos anos, Montreal tornou-se um centro líder em tecnologia e inovação e a cidade oferece às empresas uma combinação ideal de fatores que são fundamentais para o sucesso: custos operacionais competitivos, acesso direto ao mercado dos Estados Unidos, uma força de trabalho altamente qualificada e uma qualidade de vida reconhecida mundialmente. Junte-se a nós para conhecer mais sobre os ecossistemas de tecnologia e inovação da Grande Montréal e como sua empresa pode se beneficiar dos mesmos.

Eliza Fiuza
(Montréal International)

Laurence Fouquette-L’Anglais
(Montréal International)

Thais Aun
(Québec em São Paulo)

11h00 às 11h45 - Business opportunities behind the entrepreneurial ecosystem from Quebec

Descrição do evento

Open Venture Studio, in collaboration with several partners, develops and implements a range of projects based on innovation, continuous improvement and sustainable value creation from Montreal. Among these initiatives, we work in fields such as entrepreneurs’ mental health, agrotech, startup’s internationalization (Quebec-France and France-Quebec), mobility and education. We will be glad to share part of our experience on this journey and also to speak about the business opportunities behind the entrepreneurial ecosystem from Quebec, France and even Brazil.

Elsa Bruyère
(Fabrique_A)

Emmanuel Cameron
(Continuums)

Marie-André Roger
(Fabrique_A)

Vincent Dussault
(Fabmob)

12h00 às 12h45 - Montreal, a melhor cidade universitária das Américas

Descrição do evento

Venha descobrir todas as vantagens de estudar em Montreal e como essa experiência será única no seu percurso acadêmico. “I choose Montréal” uma iniciativa da Montréal International e a Université de Montréal darão algumas dicas sobre como estudar em uma cidade que está se tornando cada vez mais popular entre estudantes internacionais. Você também conhecerá o novo programa de bolsas para estudantes internacionais da Université de Montréal. Realize o seu sonho de estudar nessa incrível cidade!

Carine Berteli Cardoso
(Université de Montréal)

Eugénie Bergeron-Côté
(Montreal International)

13h00 às 14h00 - Conheça o Canadá de Costa a Costa com a Air Canada - Vídeos

Descrição do evento

Gostaria de conhecer o Canada? Veja uma seleção de vídeos incríveis e conheça o programa de segurança pessoal e de aprimoramento das aeronaves que vai proporcionar mais tranquilidade aos clientes durante todas as etapas da viagem.

14h00 às 15h00 - O crescente espaço das mulheres na Mineração: Um panorama Canadense

Descrição do evento

Inspiradas pelas iniciativas de diversidade adotadas pelo Canadá, mulheres atuantes na indústria da Mineração abordam perspectivas e experiências sobre os desafios e as oportunidades da participação feminina no setor.

Evelyne Coulombe
(Consulado-Geral do Canadá)

Ana Cunha
(
Kinross) 

Maria da Graça Montalvão
(Lundin Mining)

Natália Leoni Sobral
(Largo Resources)

Wilson Borges
(Lundin Mining)

15h30 às 16h30 - Icewine – Discover the beauty of this sweet and luxurious signature wine from Canada

Descrição do evento

Magdalena will be providing an overview of Canadian Icewine. With ideal climactic conditions  in Ontario, Canadians produce some of the finest Icewine in the world, and over 90% of all Canada’s Icewine. Don’t miss this opportunity to learn about why Ontario is the world leader of this sweet and luxurious speciality wine called Icewine.

Magdalena Kaiser
(VQA Wines of Ontario
) 

16h30 às 17h30 - Toronto é logo ali: a jornada de internacionalização do Projeto Draft

Descrição do evento

Conheça o case de sucesso de uma empresa brasileira que se internacionalizou via Canadá: os desafios enfrentados no corredor Toronto/Waterloo e as descobertas e aprendizagens que hoje são compartilhadas com outras empresas brasileiras. 

Adriano Silva
(Draft Canada)

Paula Nunes
(BIZMATCH)

Luis Barrionuevo
(Draft Canada)

18h00 às 19h00 - A Air Canada leva você para a extraordinária Costa Oeste!

Descrição do evento

Air Canada é a única companhia aérea a ligar o Brasil ao Canadá com voos diretos

Sheila Nassar
(Vertebratta)

Sandra Passetto
(Air Canada)

Fernando Alves da Silva
(Air Canada)

Evaristo Oliveira
(Air Canada)

03/07 – Sexta-feira

9h00 às 10h00 - Estudos no Canadá: um mundo de possibilidades

Descrição do evento

O Canadá é um dos países que mais atraem estudantes internacionais no mundo, e se destaca pela excelência de suas instituições de ensino, alta qualidade de vida e custo acessível, em um ambiente multicultural e bilíngue. Descubra mais sobre o que o Canadá oferece para os estudantes internacionais, e como fazer para estudar nesse que é o destino preferido dos estudantes brasileiros há 15 anos – incluindo os procedimentos para pedir seu visto!

Marie-Hélène Béland
(Consulado-Geral do Canadá)

Fernanda Albano
(Consulado-Geral do Canadá)

James McNamee
(Consulado-Geral do Canadá)

10h00 às 11h00 - Collision from home, a maior conferência de tecnologia da América do Norte

Descrição do evento

Uma discussão informal entre o time do Consulado e os participantes das várias delegações brasileiras que participaram do evento em junho 2020, explorando os temas levantados durante Collision from home, reflexões sobre tecnologia e inovação no Canada, assim como as impressões, experiências e melhores momentos segundo os participantes.

Heather Cameron
(Consulado-Geral do Canadá)

Elise Racicot
(Consulado-Geral do Canadá)

Carlos Eduardo Brandão
(Intelliway Tecnologia)

Gustavo Diniz Machado
(Turbo/Ipiranga)

Paulo Roberto Fachinetti de Azevedo
(Banco do Brasil)

11h00 às 12h00 - Cooperação Brasil-Canadá em pesquisa clínica: um modelo de sucesso

Descrição do evento

Dr Álvaro irá contar como são as rotinas de pesquisa em Saúde Cardiovascular Populacional em cooperação com o instituto Canadense PHRI (Population Health Research Institute) e como essas dinâmicas podem contribuir com novas experiências em pesquisa internacional, com a participação do Brasil. Quais são os caminhos e aspectos relevantes dessa parceria com o PHRI que podem servir de inspiração para o avanço da ciência e inovação no Brasil?

Álvaro Avezum Júnior
(HAOC)

12h00 às 12h45 - Conheça o Canadá de Costa a Costa com a Air Canada - Vídeos

Descrição do evento

Gostaria de conhecer o Canada? Veja uma seleção de vídeos incríveis e conheça o programa de segurança pessoal e de aprimoramento das aeronaves que vai proporcionar mais tranquilidade aos clientes durante todas as etapas da viagem.

14h00 às 15h00 - British Columbia Innovation Ecosystem

Descrição do evento

Get to know British Columbia’s innovation ecosystem and differentials, main industries and promising sectors besides Launch Academy incubator and its programs!

Ray Walia
(Launch Academy)

15h30 às 16h30 - The Entrepreneurial Journey - Expanding your Global View: From Brazil to Canada

Descrição do evento

Born global companies are international ‘by design’ and pursue global markets from their inception. Having an international orientation is part of their DNA. However, much like every startup, born global companies struggle with access to financing, talent and other resources to go global. With local economies worldwide shrinking due to the current crisis, expanding sales and investment opportunities internationally is more important than ever.

Join us for an inspirational talk by Gisleine Silveira, NYC Global Partnerships lead at District 3 Innovation Centre, a leading innovation hub in Montreal, to learn about the importance of expanding your global view as an entrepreneur, and the opportunities to broaden your business horizons and opportunities beyond Brazil.

Gisleine Silveira
(District 3)

17h00 às 17h45 - Ethnic products in Canada - Perception and Consumption habits

Descrição do evento

Do you know what Ethnic Marketing means? Canada is a country of diversity. How can you penetrate such a diverse market? Join Karen Sinotte to discuss the uniqueness of the Canadian Market and how Canadians respond to Ethnic products. Canadian perception of ethnic products and key factors to penetrate and positioning your brand in Canada.

Karen Sinotte
(George Brown College)

Anna Christina Fleury
(Dacolor Canada)

18h00 às 19h00 - Récits du folklore canadien / Histórias do Folclore Canadense

Descrição do evento

Visão sobre o folclore Canadense, suas origens e histórias.

Ed Batista
(Professor e tradutor)

Eder Pessalacia
(FCBB)

04/07 – Sábado

14h30 às 15h30 - Empreendedorismo Feminino - A História de sucesso de uma brasileira no Canadá

Descrição do evento

 “Empreendedorismo Feminino – A História de sucesso de uma brasileira no Canadá”, será um bate-papo descontraído bem apropriado para um final de semana, entre Márcia Stipanich, empreendedora apaixonada e enérgica, que gosta da interseção de negócios e tecnologia, especialmente quando útil e fazendo a diferença na vida das pessoas. Ela tem um histórico de atuação como empreendedora, com profundo conhecimento do mercado financeiro, com mais de 20 anos de experiência em TI. No Canadá, ela fundou uma distribuidora de tecnologia para residências e hospitalidade e enfrentou vários desafios interessantes que irá compartilhar durante o evento. Atualmente, Marcia está liderando uma equipe de tecnologia para produtos internacionais. O host será Pedro Pina, publicitário com pós graduação em Business e Marketing, com mais de 15 anos de experiência no mercado em grandes empresas como Oi e Shell, que atualmente mora no Canadá e é Diretor de Marketing da FCBB – Federation Canadian-Brazilian Businesses.

Márcia Stipanich

Pedro Pina
(FCBB)

16h00 às 17h00 - Bear Talks! Tudo sobre o Canadá!

Descrição do evento

Embarque nessa curiosa conversa com nosso mascote, que nos contará um pouco sobre a História do Canadá, a celebração do Canada Day, e alguns importantes e emblemáticos símbolos canadenses, como o Castor (The Beaver), a Árvore Bordo (Maple Tree), a Bandeira do Canadá (Canadian Flag), entre muitos outros. Uma conversa divertida, que agradará crianças e adultos!

Luiza Calceti
(Maple Bear São Paulo Mooca)

Bear
(Maple Bear)

Roberta Ambrosevicius Carrillo
(Maple Bear São Paulo Mooca)

17h30 às 19:00 - Os colleges de Ontário: um bate papo sobre as oportunidades nas maiores cidades da província (Toronto e Ottawa) e em cidades menores como North Bay.

Descrição do evento

Os colleges canadenses tem chamado a atenção dos brasileiros pela qualidade de ensino e por ser um ótimo caminho para quem pretende imigrar. Ontario, eh a maior província canadense e a que mais atrai os brasileiros. Pensando nisso, a Canada.com.vc reuniu alguns do principais colleges públicos da província para um bate papo sobre as oportunidades em cidades grandes como Toronto e Ottawa e nas pequenas como North Bay.

Eduardo Flit
(Canadá Com Você)

Luciano Tavares
(Canadá Com Você)

Francine Teles
(Canadore College)

Thays Afonso
(George Brown College)

Fabio Araujo
(Algonquin College)

05/07 – Domingo

14h30 às 15h30 - Bear Talks: All About Canada!

Descrição do evento

Join us for a curious conversation with our mascot, who will tell us a little about the History of Canada, the celebration of Canada Day, and some important and emblematic Canadian symbols, such as the Beaver, the Maple Tree, the Canadian Flag, and many others. A fun and joyfull conversation for both children and adults!

Luiza Calceti
(Maple Bear São Paulo Mooca)

Bear
(Maple Bear)

Roberta Ambrosevicius Carrillo
(Maple Bear São Paulo Mooca)

16h00 às 17h00 - Bolsas de Estudo no Canadá: Como conseguir a sua

Descrição do evento

O webinário buscará mostrar uma visão geral sobre como buscar fontes de financiamento para seus estudos no Canadá. Explicaremos sobre as bolsas provinciais e federais, as agências de fomento à pesquisa científica e a indústria, as bolsas ofertadas pelas universidades e por instituições públicas e privadas. Daremos ênfase às bolsas com foco na América Latina, em especial no Brasil. A intenção não é esgotar as possibilidades, mas mostrar de que forma podemos otimizar nossa busca por essas bolsas, e se preparar estando ainda no Brasil. Não há um limite de idade para esse webinário, todos os interessados em prosseguir seus estudos no Canadá, são muito bem-vindos!

Jéssica Sbroglia
(Alumni Canada Brasil) 

Claire Lagier
(Alumni Canada Brasil)

17h30 às 18h30 - Os desafios de Empreender no Canadá - O olhar de um brasileiro

Descrição do evento

“O desafio de Empreender no Canadá – O olhar de um brasileiro”, será uma conversa leve bem apropriada para um domingo, entre Lipsio Carvalho, especialista em marketing digital e comércio eletrônico que combinou o amor pela tecnologia com sua experiência como diretor criativo e gerente de marketing, para criar vários negócios. Atualmente, CEO da Beatnik & Sons, uma marca de moda ética DTC que fabrica mochilas de couro de luxo com escritórios no Brasil e no Canadá, bem como a Paso Educação, uma empresa de tecnologia de e-learning com sede fora do Brasil. O host será Sérgio Frias, profissional sênior de gerência geral, apaixonado por Supply Chain e experiência do cliente e vasta experiência internacional, com passagens como Vice-Presidente de empresas como Bombardier, Embraer e De Havilland, redide no Canadá e é Presidente e CEO da FCBB – Federation Canadian-Brazilian Businesses.

Lipsio Carvalho
(Beatnik & Sons)

Sergio Frias
(FCBB)

Acompanhe a transmissão ao vivo da celebração no Canadá

01/07 – Quarta-feira

14h00 às 15h00 - Canada Day Daytime Show / Émission de jour de la fête du Canada

Descrição do evento

Canada Day Daytime Show

July 1, 2020
1 pm to 2 pm local time (2 pm Atlantic time)

The daytime show, Canada Day Across the Country, offers you a virtual tour of the celebrations. With hosts Serena Ryder and Pierre-Yves Lord, discover talented artists from Sudbury, Montréal, Québec, Moncton, Winnipeg, Yellowknife and Calgary.

Celebrate our country’s cultural diversity, sporting excellence, Indigenous culture and languages, and the resilience of front-line workers.

A nod to the 40th anniversary of the national anthem “O Canada” and many surprises await you.

Link seguirá no dia do evento

21h00 às 23h00 - Canada Day Evening Show/Émission du soir de la fête du Canada

Descrição do evento

July 1, 2020
8 pm to 10 pm local time (9 pm Atlantic time)

The evening show, Canada Day Together, is a unique edition of Canada’s annual iconic celebration.

Hosted by Serena Ryder and Pierre-Yves Lord, the show features original artistic collaborations between performers from coast to coast to coast, including stops in Halifax, Toronto and Vancouver. They have quite the show in store for you!

Let yourself be entertained in the comfort of your home. The night winds up with a montage of the best Canada Day fireworks from past years

Você Sabia?!

Origem do nome Canadá

Veio da palavra “Kanata”, que significa “povoação pequena” ou “a vila”. Os índios que viviam na região utilizaram essa palavra para explicar a Jacques Cartier – explorador francês – o caminho para outra aldeia, onde hoje se encontra a cidade de Quebec. Eles queriam falar sobre a vila próxima onde o explorador pretendia chegar, no entanto a palavra acabou dando nome ao país. 

Um poema que virou hino

O hino do Canadá, o famoso “O Canadá” que você conhece, foi encomendado para a cerimônia do Feriado Nacional de Quebec, pelo vice-prefeito da cidade. Calixa Lavallée escreveu a música, que foi uma adaptação de um poema patriótico composto pelo poeta Adolphe-Basile Routhier. Neste ano, comemoramos 40 anos do hino. Clique aqui para conhecer a letra.

Do frio extremo ao calor intenso

Em Toronto, a temperatura pode chegar a 40ºC no verão e a -33ºC no inverno. São quase 70ºC de diferença, que provam que, na cidade, as estações do ano são bem definidas. 

Invenções canadenses

Até mesmo o basquete – esporte famoso nos Estados Unidos – foi criado por um canadense. Dentre outras invenções estão: o telefone, a luva de baseball, a lâmpada, o microscópio, a televisão e a insulina. 

Vinho congelado ?

As uvas do vinho de gelo (icewine) são congeladas e colhidas a uma temperatura aproximada de -8°C graus. O icewine é um vinho caro porque sua produção é custosa  e rende menos do produto final, em comparação com os tipos regulares de vinho. Sem dúvida, são sinônimos de elegância e sofisticação, não?! 

A rua mais comprida do mundo

Yonge Street é uma das principais vias arteriais das cidades de Toronto e Ontário, no Canadá. O Guinness Book of Records aponta essa via, que liga os lagos Ontário e Simcoe e cujo primeiro traçado foi construído entre 1790 e 1800,  como sendo a rua mais comprida do mundo com seus 1.896 quilômetros.

Uma cidade, 140 idiomas

Toronto, a maior cidade do Canadá, com 2,8 milhões de habitantes – metade deles são imigrantes. Por lá, as pessoas falam inglês – embora o francês também seja idioma oficial –, mas a mistura de sotaques chama atenção em qualquer caminhada pelas ruas. 

A cidade que tem mais ursos do que pessoas 

Lá, vivem 900 pessoas e cerca de mil ursos. Os moradores costumam dizer que tem mais de um urso por pessoa. Os ursos polares chegam em Churchill pelo mar. Durante o verão, a camada de gelo que cobre o oceano derrete. Eles chegam nadando e ficam por lá até a chegada do inverno, quando, novamente, o mar congela e eles podem voltar para o seu ambiente de caça. 

Uma cidade subterrânea

Em Toronto, o complexo chamado Path abriga mais de 1.200 estabelecimentos de todos os tipos: lojas, academias, mercados, restaurantes, cinema, estacionamentos, lavanderias, clínicas médicas… O sistema foi construído como alternativa às baixas temperaturas registradas no inverno.

Desafio da Pronúncia

Existe um lago canadense, na província de Manitoba, que recebeu um nome bem estranho e difícil de pronunciar. Seu significado é “local onde pescamos trutas selvagens com anzol”.

Pekwachnamaykoskwaskwaypinwanik.

Grave seu vídeo pronunciando o nome do lago, poste com a #CanadaDayCCBC e desafie 2 amigos

Conteúdos culturais

Selecionamos diversos conteúdos para você ver e compartilhar com a sua família e amigos

Cultura
Educação/Infantil

Estude no Canadá:

Educação/Infantil:

Apresenta

 roteiros inesquecíveis

Organização

Patrocinador Máster

Apoio

X