CAM-CCBC administra número recorde de procedimentos

O CAM-CCBC encerra 2018 com muitos motivos para celebrar. O ano se destacou por eventos que colocaram São Paulo no centro da Arbitragem mundial, pelo aperfeiçoamento de infraestrutura da instituição e pelo lançamento de novas e importantes resoluções administrativas.

Um dos principais resultados dos esforços foi o crescimento do debate sobre Arbitragem no Brasil. O Congresso CAM-CCBC Pan-Americano de Arbitragem, por exemplo, chegou à sua quinta edição este ano e reuniu mais de 470 participantes de diferentes países – o maior número em toda a sua história. O encontro fez parte da SP Arbitration Week, iniciativa pioneira do CAM-CCBC que passou a congregar todos os eventos relacionados ao tema, realizados na penúltima semana de outubro, em uma plataforma digital.

Para quem preza pelos números, 2018 trouxe outro destaque. Hoje, há mais de 320 procedimentos ativos no CAM-CCBC, um indicador recorde que, com a tendência de alta, incentivou o centro a abrir mais uma secretaria para administração dos procedimentos. Agora são oito. O valor envolvido nesses procedimentos também é recorde: aproximadamente R$ 50 bilhões.

“Foi um ano marcado por grandes conquistas. Aprovamos normas para administração de procedimentos regidos pela Arbitration Rules da UNCITRAL e nossas estatísticas demonstraram a aceitação cada vez maior das ADRs [Alternative Dispute Resolutions] pela comunidade arbitral e empresarial brasileira. Para o próximo ano, pretendemos lançar novas resoluções, divulgar ainda mais o uso da mediação e explorar cada vez mais nossos acordos de cooperação”, diz Patricia Kobayashi, Secretária Geral Adjunta do CAM-CCBC.