Rumo ao PDAC

CCBC prepara missão brasileira ao maior evento mundial do setor de mineração, que voltará a ser realizado de forma presencial em junho deste ano

Por Sérgio Siscaro

Após dois anos, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está organizando mais uma missão de empresários brasileiros ao evento anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) – considerado o maior e mais completo do setor de mineração no mundo, e que neste ano acontece de 13 a 15 de junho no Metro Toronto Convention Centre, em Toronto, e de forma online entre 28 e 29 de junho.

Atualmente, o setor de mineração é um dos que mais se destaca na agenda bilateral entre Brasil e Canadá. De acordo com o Quick Trade Facts (QTF), estudo desenvolvido pela CCBC com base nos dados da balança comercial, ao longo de 2021 houve um crescimento de 9% nas vendas totais de minérios do Brasil para o Canadá – que totalizaram US$ (FOB) 3,653 bilhões. Este valor correspondeu a 74,47% do total das exportações brasileiras ao mercado canadense ao longo do ano.

Os principais produtos comercializados no ano passado incluíram alumina calcinada; silícios; ferro fundido, ferro e aço; e combustíveis e óleos minerais, sobretudo coque de petróleo calcinado e não calcinado e querosene. Também continuaram ocupando posição de destaque as exportações de bulhão dourado – que é o ouro em forma bruta, fundido sem ter passado por processo de refinamento ou industrialização.

Com o objetivo de transformar a participação brasileira em uma janela para a realização de negócios, a programação preparada pela CCBC inclui não apenas a visitação ao PDAC, mas também participação em um seminário sobre investimentos na Bolsa de Valores de Toronto (TMX); discussões sobre a sustentabilidade nas operações de mineração; e realização de reuniões com potenciais parceiros comerciais, entre outras atividades.

Um representante da Câmara acompanhará a delegação durante toda a extensão da visita, a fim de proporcionar apoio e facilitar contatos com empresas locais. Além disso, a equipe da CCBC no Brasil estará remotamente a postos, a fim de contribuir para o sucesso da missão.

Mais informações sobre o evento da PDAC poderão ser acessadas em https://www.pdac.ca/convention.

Sustentabilidade na mineração

No ano passado a participação da missão brasileira da CCBC no PDAC se deu por meio de ferramentas de comunicação virtual, uma vez que as viagens ao Canadá encontravam-se sob restrições de ordem sanitária. O evento reuniu investidores, analistas, executivos do setor e represenantes de governos, entre outros públicos, de forma virtual. E , além de temas como investimentos, mercado de capitias, perspectivas de exploração e tendências globais, o evento também tratou de questões mais relacionadas à sustentabilidade nas atividades de mineração – como o relacionamento com comunidades indígenas e os impactos trazidos pela Covid-19.

Atenta à importância do tema da sustentabilidade, a CCBC promoveu, em conjunto com o Trade Commissioner Service do governo canadense no Brasil, um webinar por meio do qual empresas brasileiras do setor puderam conhecer melhor as soluções de tecnologias limpas para mineração que vêm sendo desenvolvidas – e utilizadas com sucesso – no Canadá. Realizado em outubro, o evento também apresentou as atividades da Comissão de Mineração da Câmara aos participantes. “Seu objetivo é ser um fórum de discussão e interação entre essas empresas junto a representantes de governos, agências governamentais e setoriais, dos dois países. São compartilhadas boas práticas do Brasil e do Canadá, identificados desafios e estabelecidas ações conjuntas para o setor”, afirmou na ocasião o diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis.