CCBC oferece experiência única na Sial

Missão promoverá série de iniciativas aos participantes, que terão a oportunidade de conhecer de perto do mercado canadense de alimentos e bebidas e ter seus produtos degustados por potenciais clientes

Por Sérgio Siscaro

Oferecer a seus associados uma experiência fora do comum, que acrescente conhecimentos práticos sobre o mercado canadense e impulsione a realização de negócios. Este é o objetivo da missão comercial que está sendo desenvolvida pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) para levar produtores brasileiros de alimentos e bebidas para o Salon International de l’Alimentation (Sial), em Montreal (Quebec) de 18 a 27 de abril deste ano.

A iniciativa, contudo, não se limita à meramente levar empresários do Brasil para exporem seus produtos no evento; trata-se, na verdade, de uma breve imersão no ambiente de negócios de alimentos e bebidas do Canadá, na qual os participantes terão a oportunidade de interagirem de forma mais incisiva com potenciais parceiros de negócios.

A missão inclui um jantar para convidados VIP, no qual a chef brasileira Mari Valentini oferecerá aos canadenses pratos feitos com os produtos levados pela delegação brasileira, para degustação; contatos com influenciadores locais; a possibilidade de conhecer melhor como os produtos são comercializados nas gôndolas dos pontos de venda no Canadá; e informações detalhadas sobre a concorrência. Além disso, serão promovidas visitas técnicas e rodadas de negócios com potenciais parceiros de negócios, tanto em Montreal quanto em Toronto.

“As iniciativas incluídas na missão vão muito além de apenas expor produtos na Sial. Trata-se de uma programação de resultados práticos pára os participantes – que sairão desta experiência com mais conhecimento da realidade do mercado canadense, terão conversado com os principais players envolvidos”, afirma o o consultor de negócios internacionais da CCBC, Armínio Calonga Jr.

Mercado estratégico

A última edição da Sial, realizada em abril de 2020, foi totalmente online, em razão da disseminação da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, o evento registrou números expressivos: foram reunidos 250 exibidores e marcas de mais de 31 países, e recebidos cerca de 18,3 mil visitantes virtuais de 112 países – o que dá uma mostra da importância do evento para produtores que queiram ingressar no mercado canadense de alimentos e bebidas.

E trata-se de um mercado bastante promissor, especialmente para produtos de nicho. De acordo com levantamento realizado pela CCBC, o consumidor canadense está disposto a pagar mais por itens que sejam saudáveis e de qualidade, que tenham sabores exóticos e únicos, e que tenham sido produzidos de acordo com padrões de responsabilidade social e ambiental. Além disso, o Canadá também pode ser utilizado como uma plataforma para a posterior expansão para mercados como o dos Estados Unidos ou da Europa.

Na edição da Sial de 2019, realizada em Toronto, a missão da CCBC contabilizou 266 contatos, 57 reuniões, cinco visitas técnicas e um público de 60 pessoas nos dois jantares de degustação promovidos na ocasião. “Trata-se de uma iniciativa abrangente, que dá aos participantes todas as condições para que consigam estabelecer contatos, tornar seus produtos conhecidos e eventualmente fazer negócios em um mercado estratégico e bastante promissor”, finaliza Calonga Jr.