Os planos da Comissão de Tecnologia para sua empresa ganhar competitividade

No mundo corporativo não se pergunta mais se uma empresa investe em tecnologia. A questão é: em qual etapa a sua empresa está no processo de transformação digital? Em meio ao crescente fluxo de dados, tecnologia não é mais um problema apenas dos engenheiros da Apple ou da Microsoft. É uma questão que impacta todas as empresas. Uma pauta para organizações de todos os tamanhos, que desejam sobreviver pelos próximos anos. E, como competitividade é um tema que mobiliza a CCBC, a Comissão de Tecnologia da Câmara assumiu a missão de dar suporte aos associados nessa jornada de mudanças.

Mas o que seria a transformação digital? Nas palavras de Carine Cardoso, coordenadora da Comissão, é a maneira como uma empresa consegue “monetizar seus dados”. São estratégias e tecnologias que permitem usar os dados corporativos para dar velocidade impressionante a processos, reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Dependendo de como uma empresa inova, ela pode gerar impactos tão grandes que seus concorrentes não têm como competir. Daí a importância de acompanhar os debates sobre tecnologia e, na medida do possível, atualizar suas operações. “A Boa Vista, especialista em banco de dados para análise de crédito, implantou um sistema de verificação de CPFs que reduziu o tempo da análise de sete dias para dois segundos”, conta Carine. “Como um concorrente pode competir se não estiver acompanhando essa evolução”?

Ela lembra que grandes bancos também têm sentido o efeito da concorrência digital. O próprio Bradesco lançou há dois anos o Next, um banco digital que embute uma nova cultura de consumo e relacionamento financeiro, baseada no modelo das fintechs. Na CCBC, a ideia da Comissão de Tecnologia é ouvir o próprio mercado para atender às suas necessidades, de acordo com Carine.

“Somos abertos a sugestões das empresas, estamos com eventos programados. A ideia é democratizar o acesso às informações e às novas possibilidades. A Comissão recebe organizações de todos os segmentos, não somente da área de tecnologia”, diz. O projeto mais recente é o Inspiration, um ciclo de debates que teve sua primeira edição no final de agosto. Nesta ocasião a palestra inspiradora foi de Tamires Corrêa, Fundadora da BrainTechnology, que apresentou o panorama das tecnologias da neurociência.

Connection Bureau: networking e mentoria grátis para startups
Outra frente da Comissão de Tecnologia da CCBC é o incentivo que o grupo planeja dar ao uso do Connection Bureau, uma plataforma de matchmaking e novos negócios da Câmara voltada para o ecossistema de startups. A plataforma vai ganhar uma sessão de mentorias, em que profissionais experientes do mercado vão dar dicas e orientações aos associados. O serviço é grátis.

Confira alguns dos principais eventos de tecnologia do país nos quais a Câmara marcará presença, promovendo conhecimento, networking e novos negócios. Confira:

Connected Smart Cities – 17 e 18 de setembro em São Paulo
No quinto ano de parceria entre a CCBC e o Connected Smart Cities, a Câmara leva ao evento o canadense Scott Stewart, CEO do IBI Group, empresa líder na área de design com foco em tecnologia, especializada em cidades inteligentes e na aplicação de tecnologia em grandes centros urbanos. Sua palestra, que acontecerá no primeiro dia de evento, terá como tema “O desafio de diminuir as disparidades e aproximar as pessoas na cidade”.

 

Novas tecnologias e projetos de design para otimizar as atividades hospitalares – 16 de setembro na CCBC
A Comissão de Inovação em Saúde reunirá representantes de hospitais, laboratórios e empresas da área de saúde para debate sobre inovações tecnológicas e projetos inteligentes que trazem integração e otimizações para as atividades hospitalares, beneficiando os pacientes e profissionais da área. Vale destacar as apresentações do canadense Scott Stewart, especialista em design inteligente, e Celso Azevedo, cofundador e sócio da Data H inteligência Artificial.

 

As novas tecnologias e seus impactos para a atividade hospitalar e outros serviços de saúde – 18 de setembro em Curitiba
Neste evento, que tem o objetivo de discutir como o ambiente hospitalar e as tecnologias utilizadas afetam o bem-estar do paciente, a CCBC traz novamente Scott Stewart, desta vez para falar no painel “Inovações e seus impactos para o setor hospitalar”.  Este evento também contará com apresentações da própria CCBC, da Agência Paraná de Desenvolvimento, da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (FEHOSPAR), do escritório de advocacia atuante na área, Correa de Castro, além de quatro startups com tecnologias aplicadas ao setor de saúde.