O futuro da inteligência artificial e inovação industrial

CCBC levará empresas para participar do World Summit AI Americas 2023. Proposta é integrar conhecimentos tecnológicos em diversas áreas.


Por Marcel Salim

As tecnologias associadas à Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) ganham cada vez mais evidência no mercado. As gigantes do setor já avisaram que estão apostando alto no tema, com investimentos vultosos. Na outra ponta, startups prometem revolucionar o mercado. Dos dois lados, há muito a ser falado e essa discussão em torno do futuro acontecerá em abril, no Canadá, durante o World Summit AI Americas 2023. O evento é um dos principais fóruns do mundo e contará com a participação de uma comitiva brasileira organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC).

O World Summit AI Americas 2023 acontece na cidade de Montreal (Quebec) e deve reunir mais de 2,5 mil membros do ecossistema de AI, além de mais de 150 palestrantes. “Trata-se de uma chance singular de interação com os mais brilhantes e influentes profissionais de AI, startups e investidores. O Brasil possui um grande potencial e, paralelamente, o Canadá figura como um dos principais polos globais no desenvolvimento de tecnologias de AI, recebendo apoio governamental e concentrando diversos centros de pesquisa”, explica Daniella Leite, diretora de Associados e Negócios da CCBC.

Estudo feito pelo Global Advantage Consulting Group para a Universidade de Toronto, o setor privado canadense voltado à IA atraiu CAD 3 bilhões em novos investimentos e criou 50 mil postos de trabalho em 670 empresas do país entre 2015 e 2020. Já no Brasil as tecnologias de inteligência artificial também são uma realidade e atualmente permeiam diversos setores da economia. A disseminação de startups que desenvolvem inovações disruptivas tem impulsionado este mercado, inclusive com a busca por ferramentas para aplicações, tais como: reconhecimento facial, chatbots, gestão de clientes e softwares de back-office, entre outras.

Pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em um universo de 164 empresas, mostra que 76,2% consideram que a utilização de ferramentas de IA terá grande impacto em sua competitividade. O levantamento também revela que essa tecnologia será útil no processo de tomada de decisões, na automação customizada de produtos, processos ou serviços, e no reconhecimento de padrões de dados, tais como imagens e textos. O setor público, por sua vez, também tem interesse nessa área. A busca de soluções de digitalização para elevar o padrão dos serviços prestados tem levado ao investimento no uso dessas tecnologias.

Acesso aos avanços mais recentes

O evento em Montreal deve unir todos os diferentes elos da cadeia de inovação e tecnologia internacional. “O World Summit AI é o principal evento do setor nas Américas, e representa uma oportunidade valiosa para se ter acesso aos últimos desenvolvimentos da área, se atualizar sobre as tendências mais recentes e se encontrar com potenciais parceiros de negócios”, reitera a coordenadora de Inteligência Comercial da CCBC, Beatriz Calegare.

O encontro deste ano abordará a tecnologia nas suas mais diversas aplicações setoriais. Apenas como exemplo, para a área da saúde, a organização do evento criou o Intelligent Health Track (IHT, na sigla em inglês, ou Rastreamento de Saúde Inteligente, em português). Formado por alguns dos principais nomes globais em tecnologia de saúde, o IHT se concentrará em traduzir inovações tecnológicas e insights científicos em parcerias e programas que melhorem os resultados dos pacientes e simplifiquem os cuidados de saúde para aliviar a pressão crescente sobre instalações e recursos.

SERVIÇO:

Missão World Summit AI Americas 2023

Data: 16 a 22 de Abril | Local: Montreal (Quebec, Canadá)

Mais informações e inscrições: [email protected] ou [email protected]