CCBC e IBP assinam acordo de cooperação

Acordo prevê parcerias nas áreas de produção onshore, gás, tecnologia e inovação.


Por Viviane Monteiro

No último dia 9 de fevereiro, a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) assinaram um Acordo de Cooperação que visa promover uma maior conexão entre os ecossistemas de petróleo e gás do Brasil e do Canadá, com foco no desenvolvimento de parcerias para inovação, tecnologia, hidrogênio e produção onshore.

O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, ressaltou a importância do acordo como formalização da conexão do Instituto com um ator global com grande vocação para o setor de óleo e gás. “O Canadá tem mostrado forte exemplo de gestão no setor de óleo e gás aliando proteção ambiental, produtividade e eficiência. Nessa cooperação prevemos atividades no Brasil e no Canadá. Esse convênio tem também como objetivo olhar para o futuro”.

O diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comercio Brasil Canadá (CCBC), Paulo de Castro Reis, lembrou que o acordo ocorre no momento da celebração dos 50 anos da CCBC. “Criamos o Brasil Hub em Montreal e em Edmonton para facilitar a internacionalização de empresas brasileiras no Canadá, viabilizando o acesso à inovação e pesquisa, e o estabelecimento de parcerias para fomentar negócios e investimentos. Os dois países têm muitas sinergias. Trabalhando junto com o IBP queremos contribuir para aproximar ainda mais os ecossistemas brasileiro e canadense do setor de O&G”, revelou.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, presente no evento, destacou os traços em comum entre Brasil e Canadá, como a vocação diplomática, apreço e valorização da natureza e a importância da relação entre os países. De acordo com Prates, “temos muito em comum e precisamos explorar isso”, o presidente da empresa destaca “Esse tipo de acordo é importante, pois são grandes entidades que se juntam e vão direcionar as empresas, criar diretrizes. Somos países irmãos e todos são bem-vindos ao Brasil.”

Prates ressaltou ainda a possibilidade de cooperação entre os dois países no desenvolvimento de projetos de geração eólica offshore (área na qual a indústria de óleo e gás pode trazer sua larga experiência com instalações marítimas), além da troca mútua de experiências em outras atividades.

Também presente no evento, o Cônsul do Canadá, David Verbiwski, destacou a relevância do Canadá no setor, onde possui a 3ª maior reserva de óleo e gás do mundo e é o 4º produtor de petróleo e o 6º produtor gás natural, ressaltando ainda o histórico de parceria entre os países. “Brasil e Canadá têm longa trajetória de parceria, especialmente em O&G. Nas últimas décadas, o consulado tem testemunhado o IBP como grande player da indústria brasileira de O&G. Participamos inúmeras vezes como expositores da Rio Oil & Gas e somos a única delegação estrangeira a ter estande nas cinco edições da Brasil Onshore, ajudando a abrir caminho para empresas canadenses”, enfatizou Verbiwski.