O caminho de remédios, suplementos e cosméticos antes de chegarem às prateleiras

O consumidor comum que entra em uma farmácia não imagina o caminho que um medicamento percorre até chegar às prateleiras. São diversas etapas pelas quais o produto passa antes de ser comercializado. A HSM Consultores cuida dessa cadeia completa. Das fases de desenvolvimento laboratorial e pré-clínicas, passando por estudos em humanos realizados em parceria com hospitais, análise de mercado, controle de qualidade, registro, vendas, marketing, importação e exportação até a autorização da Anvisa.

“Temos uma circulação muito importante no setor, conhecemos de perto o modus operandi das entidades, da Anvisa, do Conselho de Farmácia. Contamos na equipe com uma profissional que já foi reitora de uma universidade federal e trata o tema de forma muito técnica. Temos gente com mais de 20 anos de mercado e pessoas que participam do desenvolvimento da própria legislação”, diz Stephan Consorte, diretor jurídico da HSM.

Uma dessas leis a que Stephan se refere diz respeito ao novo marco regulatório publicado pela Anvisa em julho do ano passado, para o setor de suplementos alimentares, outra área de atuação da HSM. A legislação traz mais clareza, qualidade e segurança para o consumidor. No âmbito das empresas, facilita a entrada de produtos com novas moléculas e traz novas possibilidades de mercado para empresas estrangeiras.

“Uma parte relevante do nosso trabalho é enquadrar os produtos da melhor forma na legislação do Brasil, para que eles cheguem e se mantenham no mercado sem problemas”, destaca Stephan, que trabalha na HSM também com cosméticos e produtos veterinários.

Canabidiol no Brasil

Um dos principais produtos com os quais a empresa atua ainda não chega às prateleiras de lojas e farmácias brasileiras. Devido às exigências legais, medicamentos feitos à base de óleo de canabidiol são importados diretamente pelos consumidores, após o atendimento a rigorosos pré-requisitos da Anvisa. Uma das tarefas da HSM é orientar empresas estrangeiras no processo de exportação do produto para o Brasil. De acordo com números da agência de vigilância sanitária, quase 6 mil pacientes já importaram itens à base de canabidiol desde 2015.

A HSM Consultores se associou recentemente à CCBC. Além de participar da Comissão de Saúde da Câmara, a empresa tem a expectativa de estreitar os laços com o mercado canadense e organizar eventos em parceria com a instituição.