72% dos canadenses entre 18 e 79 anos consomem mais café que água

A Missão Café, organizada pela CCBC, promove uma aproximação curiosa. É o encontro de um dos dez maiores mercados consumidores da bebida, o Canadá, com o maior exportador mundial do grão, o Brasil. O evento chega em 2019 à sua sexta edição.

Um dos pontos altos da viagem é a participação dos exportadores brasileiros em um estande na Canadian Coffee & Tea Show, em Toronto, o principal evento do setor no país. O estande terá espaço para os compradores degustarem o produto (o conhecido cupping), os exportadores apresentarem novidades, fazerem contatos, reuniões e novos negócios, sempre com apoio da Câmara.

O café é a bebida mais popular entre canadenses de 18 a 79 anos. Entre esse público, 72% consomem mais café do que água. A previsão é que o mercado cresça a uma média de 3% ao ano entre 2019 e 2022, atingindo US$ 1,6 bilhão. Em 2018, o Canadá foi o sétimo maior importador de café brasileiro.

Aproveitando a terceira onda: cafés especiais

A terceira onda do café faz parte de um novo tempo. Uma era em que os consumidores não veem o café apenas como simples ingrediente do desjejum matinal.

As pessoas desejam conhecer a origem do grão, suas condições de plantio e processos de torrefação. A bebida, assim como a cachaça de alambique ou a cerveja artesanal, vira um produto para ser apreciado. E tomar café se torna uma experiência com diversidade de rótulos e sabores.

“Como a terceira onda do café é muito forte no Canadá, estamos focados em pequenas torrefações e coffee shops que trabalham com cafés especiais, diz Armínio Calonga, da área de Business Development da CCBC. Ele diz que outro foco da missão é o café verde, que tem a venda mais imediata.

A Missão Café contará ainda com visitas técnicas em Toronto e Calgary, e será realizada entre os dias 21 e 26 de setembro. As inscrições vão até 30 de agosto. Entre em contato com a CCBC para garantir seu lugar.

Andrea Mansano
E-mail: [email protected] Telefone: +55 11 4058-0396

Arminio Calonga Jr.
E-mail:
[email protected] Telefone: +55 11 97631-6097

Canadian Coffee & Tea Show
Voltada para donos de cafés e restaurantes, operadores de serviços de alimentação, distribuidores, operadores de franquias e compradores de todos os setores da indústria. Data: 22 e 23 de setembro