Importação e exportação com uma facilitadora de negócios internacionais

A relação Canadá/Brasil oferece fortes oportunidades em setores como tecnologia ou alimentos e bebidas. Mas para aproveitar esse mercado aquecido não basta que as oportunidades existam. As organizações precisam estar preparadas para conquistar novas fronteiras, reduzindo custos e aumentando a chance de seu produto fazer sucesso no exterior. Daí surgiu o propósito da Munditrade. Mais do que ajudar a importar e exportar, a empresa é uma facilitadora de negócios internacionais.

Nas palavras de seu sócio-fundador, Pedro Freire, ser uma facilitadora de negócios envolve apresentar as melhores alternativas de frete ao cliente, mas também outros serviços: passa por um aprofundado estudo de mercado e de viabilidade, orientação em relação a normas do país de destino, adequação da embalagem e identificação de oportunidades comerciais.

Maçã, o fruto “proibido”

“Nosso papel é analisar informações relevantes e definir a melhor estratégia para cada empresa”, destaca Pedro, que tem cerca de 15 anos de experiência em comércio exterior.

Recentemente, graças a essa experiência a Munditrade evitou que um cliente movesse esforços desnecessários na tentativa de exportar maçã para a China. Os motivos são tratados internacionais que impedem esse comércio, representando uma proteção ao mercado brasileiro, já que o país oriental é o maior produtor mundial da fruta. “Exportar maçã para os chineses abriria precedentes para que eles exportassem para cá também”, explica o empresário.

Açúcar na terra do petróleo e outros produtos pelo mundo

Sendo a Munditrade uma facilitadora de negócios internacionais, a associação à CCBC se dá por pura afinidade. E essa parceria firmada em maio de 2018 tem rendido frutos. Um exemplo: atualmente a empresa trabalha a oportunidade que surgiu para um cliente de exportar melão para o Canadá.

Pedro conta que agora estão sendo abertas boas frentes para o país da América do Norte, em produtos como açaí, guaraná e bebidas, principalmente cachaça.

Os principais setores de atuação da Munditrade são os de agronegócio, petróleo, automotivo e construção civil. Entre as cargas enviadas para o exterior estão açúcar para Kuwait, Rússia e África; roupas íntimas e de praia para o México; e madeira para a Espanha.