Comissões 2024: CCBC de olho no amanhã!

As nove comissões da Câmara irão debater temas estratégicos na relação entre Brasil e Canadá

Por Marcel Salim

Sempre atenta às diversas áreas da economia e da sociedade, a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) reúne regularmente seus associados em comissões setoriais para discutir temas estratégicos, possibilitando uma participação ativa de seus membros. Em 2024, esses grupos devem ter uma agenda relevante de oportunidades de debate, algumas delas já com data prevista.

No total, são nove comissões coordenadas pelo Núcleo de Conexão & Relacionamento que promovem encontros técnicos ou eventos temáticos, gerando um diálogo produtivo que acompanha a agenda do Brasil e do Canadá e cria insights que serão oportunos em tomadas de decisão no geral. Com isso, a CCBC entende as necessidades e preocupações dos seus associados e trabalha para proporcionar um melhor ambiente de negócios entre os dois países.

“A CCBC preza pelo seu associado, entende que a criação de conteúdo precisa estar atrelada ao desenvolvimento de negócios e as nossas comissões são o norte regulador dessa estratégia”, afirma Ronaldo Ramos, diretor presidente e presidente do Conselho Executivo da CCBC.

Confira abaixo cada uma das comissões da CCBC, suas áreas de atuação e o calendário prévio de encontros:

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

A comissão busca propor temas de discussões relevantes referente aos processos econômicos e reúne convidados C-Level e representantes dos governos brasileiro e canadense. Com periodicidade mensal, a CAE aborda os seguintes assuntos: economia; comércio; investimentos; acordos bilaterais; arranjos multilaterais (OCDE, G20, Grupo de Ottawa); e liderança.

Comissão de Educação (CE)

Tendo em vista que o Canadá é o principal destino de estudantes brasileiros que buscam fazer intercâmbio, essa comissão se propõe a apresentar os temas mais pertinentes relacionadas à área. Entre as temáticas, destaque para: oportunidades de estudo e trabalho; destinos no Canadá; e modalidade de vistos. Os eventos estão previstos para fevereiro e julho de 2024.

Comissão de Tecnologia (CT)

Essa comissão trabalha com o objetivo de conectar os ecossistemas de inovação do Brasil e Canadá, incluindo incubadoras, aceleradoras, hubs, universidades, agentes de governos, entre outros. A CT se envolve também com a experiência do Canadá com Inteligência Artificial e seus desdobramentos.

Dentre os assuntos de maior destaque, estão: ecossistemas de inovação do Brasil e Canadá; transformação digital; IA: marco regulatório e governança; acordo-quadro para cooperação em ciência, e tecnologia e inovação. Os encontros de 2024 estão previstos para fevereiro e setembro.

Comissão de Mineração (CM)

Essa comissão reúne os principais stakeholders do setor para debater as tendências e práticas adotadas para o aumento da efetividade da produção e das adequações ambientais e práticas de ESG.

As reuniões estão previstas para fevereiro e agosto do próximo ano. Entre as temáticas, destaque para: mineração sustentável; questões regulatórias; e rastreabilidade e promoção da imagem do setor.

Comissão de Investimento e Infraestrutura (CII)

Essa comissão propõe-se a discutir as tendências no setor de infraestrutura, tanto no Brasil quanto no Canadá, bem como analisar o perfil dos investimentos estrangeiros diretos (IED) canadenses desse setor no Brasil.

Os encontros devem ocorrer em março e setembro de 2024. A CII trata de diversos temas, incluindo: cidades inteligentes (Smart Cities) no Brasil e Canadá; investimento no setor de energia; aportes no setor de saneamento; e logística.

Comissão de Compliance e ESG (CCE)

Essa comissão propõe-se a ser um espaço de divulgação das boas práticas nos negócios relacionadas ao tema. Dada a necessidade da transição energética e adoção de políticas sustentáveis, a CCE traz o que há de mais atualizado e diferentes tendências para implementação de tais políticas no âmbito do Brasil e do Canadá.

As reuniões da CCE irão ocorrer nos meses de março e agosto de 2024. Entre as principais temáticas, figuram: regulamentação do mercado de carbono; políticas sobre mudança do clima; COP29; e compliance.

Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão (CDEI)

Nessa comissão são abordados temas relacionados à adoção de práticas voltadas para a diversidade no ambiente corporativo, partindo da pluralidade das sociedades brasileira e canadense. Entre as principais discussões, destaque para: raça; orientação social; identidade de gênero; nacionalidade e incapacidades. Os encontros estão previstos para março e novembro de 2024.

Comissão de Assuntos Jurídicos (CAJ)

A CAJ tem por objetivo ser um ambiente de troca de expertise no âmbito jurídico e debate sobre a conjuntura e movimentações no cenário legislativo que reverberam no ambiente de negócios, além da divulgação dos acordos bilaterais entre Brasil e Canadá que impactam diretamente as relações comerciais e econômicas entre os dois países.

Temáticas como a convenção destinada a evitar a dupla tributação entre Brasil e Canadá; Reforma Tributária; acordo de previdência social entre os dois países; e propriedade intelectual estão em destaque. As reuniões no próximo ano estão previstas para ocorrer nos meses de abril e setembro.

Comissão de Inovação em Saúde (CIS)

Essa comissão busca criar um espaço de exposição sobre as tecnologias que impactam a medicina e o desenvolvimento delas no setor, bem como questões de regulação. Tratam-se desde temas ligados à biotecnologia até Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em saúde e convergência de órgãos reguladores do setor. Os encontros acontecerão em junho e novembro de 2024.

SERVIÇOS

Confira abaixo o calendário das Comissões da CCBC em 2024: