Canadá descobre o real valor da indústria de móveis de alto padrão do Brasil

Brazilian Home & Design Showcase reuniu empresários do setor em Toronto e estimativa de negócios é da ordem de USD 1.500.000 em 2024

Por Deborah Oliveira

O setor moveleiro do Brasil nunca esteve tão próximo do consumidor de alto padrão canadense. Marcas importantes do país estiveram presentes na segunda edição do evento “Brazilian Home & Design Showcase”, que aconteceu na semana passada em Toronto (Canadá). A iniciativa foi uma parceria entre ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração), CCBC (Câmara de Comércio Brasil-Canadá), Consulado Geral do Brasil em Toronto e a Luxus Maison.

Executivos brasileiros do setor de móveis e decoração apresentaram suas linhas de produtos para expandirem a comercialização e internacionalizarem suas empresas, utilizando o Canadá como porta de entrada para a América do Norte. A estimativa de negócios para 2024, após o evento realizado este mês, é da ordem de USD 1.500.000 para a importação de móveis e objetos de decoração no atacado e no varejo.

Ponte para o sucesso 

A primeira edição do “Brazilian Home Design Showcase”, com o nome “Salon Brésil Mobilier Haut de Gamme et Design Brésilien”, aconteceu em 2022 na cidade Montreal. “Na ocasião, foi realizado um evento pequeno com objetivo de apresentar os produtos para o mercado, e o resultado foi tão promissor que os então organizadores decidiram procurar apoio da CCBC para auxiliar na expansão e dar um olhar mais comercial ao evento”, explica Daniella Leite, diretora de negócios da CCBC.

O setor moveleiro brasileiro possui peculiaridades, tanto pela qualidade da mão-de-obra e matéria-prima, como pelas características únicas, algo que certamente fascina não apenas os canadenses, mas toda a América do Norte. As exportações seguem aquecidas e movimentando cada vez mais o setor e a presença das empresas brasileiras e canadenses no evento reforçou ainda mais a troca comercial”, ressalta Daniella.

Colaboração de peso 

O evento “Brazilian Home Design Showcase” contou com a presença do recém-chegado Embaixador do Brasil no Canadá, Carlos Alberto França, da Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, Embaixadora Wanja Nóbrega, do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Ottawa, Alexandre de Lima e do Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Toronto, André Saboya Martins.

“Esse evento é uma vitrine para o talento, a qualidade, a criatividade, o design inovador e sustentável dos produtos fabricados por nossos associados. Com esta exposição em um ambiente internacional, conseguimos consolidar a nossa presença no mercado global e atrair cada vez mais clientes, além de contribuir significativamente para a promoção da imagem do Brasil como um país de excelência na produção móveis e acessórios de decoração de alto padrão”, destaca Joelma Benkendorf, coordenadora de relações internacionais da ABIMAD.

O lado canadense 

Segundo Grazielle Benedetti, CEO da Luxus Maison, o Brazilian Home Design & Showcase proporcionou a oportunidade de apresentar os exclusivos móveis e decorações de alto padrão do Brasil, permitindo que potenciais clientes experimentassem os produtos em primeira mão. “Esse envolvimento presencial aumentou significativamente a conscientização gerando entusiasmo entre os profissionais de arquitetura e design de interiores. Além disso, esse evento, que foi um sucesso, nos deu a oportunidade de interagir com os clientes, contando a história das empresas e produtos que foram apresentados ao mercado canadense”, avalia.

Entre as empresas brasileiras participantes desta edição, destacam-se: Bel Metais Móveis, Cabanna, Century, CGS Móveis, Döhler Textil, Domum Interiors, Feeling Estofados, Gileno Design, Lazz Interni Móveis ®, Luca Millani ®, Quadrum e Art Estúdio, Rosa Maria Home Decor, St. James Decor, Uultis e Vanessa Lazzari.

 Sobre a Luxus Maison

A Luxus Maison foi criada para atender à necessidade de disseminar o reconhecimento da qualidade dos móveis, arte e decoração de alto padrão do Brasil ao redor do mundo. Todas as coleções são cuidadosamente selecionadas para destacar a excepcional habilidade artesanal e a expertise em design, oferecendo peças elegantes, sofisticadas e funcionais. O foco está em incorporar a rica herança e identidade cultural do mobiliário de luxo.

“A filosofia de nosso negócio prioriza honestidade, integridade e satisfação do cliente, com uma equipe dedicada, que oferece assistência personalizada para ajudar os clientes a escolher as peças perfeitas para aprimorar seus espaços de convivência e criar uma atmosfera acolhedora e bonita”, explica Grazielle Benedetti, CEO da Luxus Maison.

Site da Luxus | Luxus no Instagram

Sobre a ABIMAD

Fundada em maio de 2003 por um grupo de empresários do setor moveleiro, a ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo criar oportunidades de negócios para os seus associados através da Feira ABIMAD que, com 20 anos de história, tornou-se a principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. Com duas edições anuais, a feira representa e promove a excelência em design e produção de móveis de alta qualidade no Brasil. Composta por empresas renomadas do setor, a ABIMAD fomenta o mercado nacional e internacional, estimulando a inovação, criatividade e desenvolvimento sustentável, trazendo o melhor do design brasileiro e as principais tendências internacionais. A ABIMAD conta ainda com três importantes programas: ABIMAD Export, ABIMAD VIPs e Revista Hall. Atualmente, são 159 marcas de móveis e acessórios de decoração associadas, provenientes de todo o Brasil.

Site da ABIMAD | ABIMAD no LinkedIn | ABIMAD no Facebook | ABIMAD no Youtube | ABIMAD no Instagram