CCBC amplia presença no oeste canadense com novos acordos e parcerias em Alberta

Ronaldo Ramos, diretor-presidente da CCBC, visitou Edmonton para firmar memorandos de entendimento, participar de encontros e anunciar a adesão de três companhias ao Brasil Hub

Por Marcel Salim

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está expandindo sua atuação e parcerias no oeste canadense, mais especificamente na província de Alberta. A instituição firmou dois memorandos de entendimento (MoU, na sigla em inglês) e anunciou a adesão de três novas companhias ao Brasil Hub de Edmonton.

O primeiro MoU foi firmado com a Edmonton Unlimited, agência de inovação da cidade de Edmonton, para elevar de forma colaborativa o cenário de inovação e internacionalização para empresas no Canadá e no Brasil.

Ambas as organizações se comprometeram com uma aliança estratégica para impulsionar expansões e negócios em direção a novos horizontes. A parceria é resultado de uma visão compartilhada na promoção do crescimento, estimulando a inovação e ampliando as oportunidades para empresas.

“Esta parceria representa ainda mais o nosso compromisso em fomentar negócios no Canadá, facilitando a chegada de startups brasileiras a Edmonton através do CCBC Brasil Hub e acelerando seu crescimento no mercado com a valiosa ajuda da Edmonton Unlimited. Esperamos ver os cases de sucesso e projetos inovadores que surgirão da nossa colaboração já nos próximos meses”, explica Ronaldo Ramos, diretor-presidente e presidente do Conselho Executivo da CCBC.

Como parte do acordo, a Edmonton Unlimited estenderá seus programas, atividades e espaço para startups brasileiras hospedadas no Brasil Hub. Serão lançadas também iniciativas conjuntas para ajudar pequenas e médias empresas a navegar em novos mercados e a internacionalizar as suas operações.

Welcome Alberta IoT

Em um movimento para fortalecer os laços entre os setores de tecnologia de Alberta e do Brasil, a Alberta IoT Association (Alberta IoT) e a CCBC também anunciaram uma parceria estratégica. Esta colaboração visa promover uma melhor comunicação, troca de conhecimento e oportunidades de negócios no espaço tecnológico IoT em rápida evolução, fornecendo uma ponte para a inovação e colaboração entre as duas nações.

Como parte do MoU firmado, os membros da Alberta IoT terão agora acesso exclusivo ao Canadá Hub localizado em São Paulo (Brasil), e ao Brasil Hub em Edmonton (Alberta), participando do Programa Start-up Visa da Alberta IoT. Esta iniciativa visa facilitar a inovação transfronteiriça, criando oportunidades para empreendedores e entusiastas da tecnologia de ambos os lados.

“Este esforço cooperativo reflete uma abordagem pragmática à cooperação internacional, apresentando oportunidades valiosas para que empresas e startups dos dois países possam navegar no cenário de tecnologia IoT – que está em amplo crescimento. Há muitas oportunidades de entrada de empresas brasileiras no Canadá e essa relação deve crescer bastante nos próximos anos”, afirma Patrícia Garcia da Rosa, diretora da CCBC para a região oeste do Canadá.

Novos membros no Brasil Hub

A visita do presidente da CCBC a Edmonton foi contemplada ainda pela adesão de três novas empresas ao Brasil Hub, localizado na Concordia University of Edmonton (CUE). São elas: IDGeo, MobyWeb e Reichman Chemistry.

Empresa líder em tecnologia agrícola especializada em inteligência agrícola e geotecnologia, a IDGeo foi aprovada no programa Alberta IoT Startup Visa. Os dois proprietários da companhia, acompanhados de suas famílias, já planejam se mudar para Edmonton em 2024.

Já a MobyWeb é uma empresa de consultoria tecnológica com foco em logística aplicada. Com faturamento estimado em R$ 50 milhões neste ano, a startup desenvolveu uma solução inovadora para agilizar a logística por meio do rastreamento no transporte de cargas em tempo real.

Por sua vez, a Reichman Chemistry lançou um produto inovador ecológico que reduz 70% das emissões de CO e minimiza o consumo de peças sobressalentes do motor. O produto já foi aprovado no Brasil e a companhia planeja adaptá-lo para os mercados norte-americanos.

Visita do presidente da CCBC ao Brasil Hub, localizado na Concordia University of Edmonton

Encontros Relevantes

Durante sua visita a Edmonton, o presidente da CCBC se reuniu com Benigno Rojas-Moreno, diretor-comercial para Américas do Governo de Alberta. O objetivo da reunião foi discutir a cooperação estratégica entre a província canadense e o Brasil. Ramos ainda participou de encontro com Peter Cahill, Evan Buie e Martha Rogalski, Comissários de Comércio do Escritório Regional de Assuntos Globais do Canadá (baseado em Edmonton).

Cristian Gonzales Paez, vice-presidente de Relações Exteriores da Universidade de Alberta, também recebeu o presidente da CCBC. Na ocasião, pesquisadores brasileiros apresentaram resumidamente as suas pesquisas e o trabalho que desenvolvem na instituição de ensino. Ramos ainda participou de uma mesa-redonda da Academia-Indústria da Universidade de Alberta, teve um encontro com o reitor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e visitou a Escola de Negócios de Alberta para desenvolver novas oportunidades de parceria.

Parcerias a todo vapor

Em setembro de 2022, a CCBC já havia firmado um MoU com a Invest Alberta, agência governamental responsável pela atração de investimentos e projetos para a região. Desde então a província canadense tem colhido muitos frutos.

Em 2023, a Invest Alberta anunciou uma parceria com a Invest Paraná para beneficiar os setores públicos e privado, com oportunidades de negócio, cooperação tecnológica e acesso a programas de internacionalização.

Outra parceria estratégica, fundamental para a expansão da CCBC no Oeste do Canadá, é com Edmonton Global, uma empresa sem fins lucrativos fundada por 14 municípios que compõem a região metropolitana de Edmonton. O objetivo é atrair investimento estrangeiro, ajudar as empresas regionais a exportarem para o mundo, aumentar a competitividade global da região. Com esta parceria, as empresas brasileiras que se estabelecem no Brasil Hub passam a contar com o apoio de especialistas locais para o desenvolvimento de suas atividades.