Comércio e criatividade, juntos novamente

Considerada um dos maiores eventos globais de inovação, a conferência canadense C2 voltará a receber uma missão organizada pela CCBC neste ano 


Por Sérgio Siscaro

Reconhecida mundialmente como uma oportunidade única de conhecer novas ideias que tenham impacto inovador sobre os negócios, a conferência C2, que acontecerá entre 26 e 28 de setembro em Montreal, volta a provocar reflexões e conexões entre seus participantes. O evento, que não pôde ser realizado presencialmente nos últimos dois anos em razão da disseminação da pandemia da Covid-19, retorna fiel à sua missão: de promover a inspiração e estimular o encontro com pessoas e iniciativas que pensem “fora da caixa”, tudo em um ambiente altamente criativo. 

A iniciativa é retomada em boa hora: afinal, é cada vez mais evidente a necessidade de se pensar de forma inovadora nos negócios – seja no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços, na criação de ambientes mais atrativos aos clientes, ou mesmo no estabelecimento de novas formas de cooperação e parceria. Os próprios desafios trazidos nos últimos anos pela Covid-19, assim como o fortalecimento da agenda ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês) na sociedade, colocam em evidência a necessidade de se buscarem novas formas de se fazer negócios. 

A importância do evento pode ser medida pelos números de sua última edição presencial, realizada em 2019: foram cerca de 7.500 participantes de 61 países, representando 34 setores da economia. Desse total, 57% dos visitantes eram executivos ou gerentes sêniores, e 33% eram CEOs. Foram trocados cerca de 70 mil contatos – o que demonstra que o C2 não apenas chama a atenção para a importância da inovação, mas também estimula conexões. Assim como nas edições anteriores, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) estará presente neste ano, levando um grupo de associados à conferência. 

Experiências estimulantes

Ao longo dos seus três dias, a C2 encoraja o intercâmbio de ideias entre os participantes dos mais diversos segmento da indústria, promove atividades que ensinam novas habilidades e cria experiências imersivas e estimulantes. Nos últimos anos, o evento têm sempre se organizado em torno de um tema específico – como colisões transformativas (2018), o amanhã (2019) e resiliência (2020); neste ano,  o foco será a própria cidade de Montreal – cidade que reúne um importante ecossistema de inovação.  

Entre os palestrantes selecionados para esta 11ª edição da C2, o mix entre negócios e criatividade é atendido pela presença de nomes como a modelo, filantropa e empresária Naomi Campbell; o diretor artístico da Orchestre Métropolitain, Yannick Nézet-Séguin; e a gerente-geral para soluções globais de negócios na América do Norte do TikTok, Sandie Hawkins, entre outros.

Neste ano, as discussões da conferência serão orientadas em cinco áreas principais: inovação em ambientes urbanos; o futuro do trabalho; combate às mudanças climáticas; descentralização por meio das novas tecnologias; e criação de estratégias para manter o engajamento em um ambiente marcado pela polarização e pela disseminação de fake news.

A missão da CCBC 

A programação da visita promovida pela CCBC se estende da saída do Brasil, em 24 de setembro, ao retorno ao país, em 1º de outubro. Após um happy hour de boas-vindas na chegada a Montreal, no dia 25, a delegação terá participação intensiva nos três dias do C2 – com direito a um evento de wrap up ao final de cada um deles. Dessa forma, será possível conferir in loco as principais atrações da conferência, participar de encontros e debates e contar com o apoio da equipe da CCBC. 

No dia 29, o grupo terá uma agenda exclusiva de reuniões e visitas técnicas a três empresas que têm se destacado no desenvolvimento de soluções inovadoras: a Valtech, voltada a aprimorar a experiência dos clientes em ambientes conectados; o Creative Destruction Lab, que atua no processo de inovação disruptiva; e a Moment Factory, que criou um projeto na Basílica de Notre Dame, em Montreal. Adicionalmente, a missão também incluirá nesse dia uma agenda no Quartier des Spectacles Partnership, que tem inserido soluções inovadoras em diferentes modelos e culturas de negócio. 

Com a finalidade de apontar os principais destaques do C2, no dia 30 será promovido um evento de wrap up, seguido do almoço de encerramento, uma tarde livre aos participantes e o retorno ao Brasil. 

Mais informações sobre a missão da CCBC e inscrições podem ser feitas aqui