NewGen promove workshop virtual

Iniciativa levou participantes a discutir um caso simulado com o apoio de especialistas

Por Sérgio Siscaro

Um grupo de 20 participantes, um caso simulado de arbitragem,  debates sobre os diversos aspectos do caso e o apoio de professores especialistas no tema. Esta foi a dinâmica do segundo encontro do ciclo de workshops virtuais Inadimplemento Contratual, Dano e Arbitragem, promovido em 6 de maio pela New Generation CAM-CCBC (NewGen), comissão de jovens idealizada e apoiada pelo CAM-CCBC para impulsionar de forma inovadora a nova geração de profissionais da área de resolução de disputas.

A iniciativa integra as diferentes ações que a NewGen vem efetuando desde que foi criada, em outubro de 2019. “Pretendemos realizar de dois a três workshops por ano”, explica Fabiana Cerqueira Leite, que integra o Comitê de Gestão da NewGen.

Ela conta que a edição deste ano do workshop aprimorou a metodologia dos encontros. Os 20 integrantes foram divididos em grupos para debater três questões diferentes entre si, mas complementares, sobre o caso previamente disponibilizado, relativo à conversão do cumprimento específico em tutela pecuniária. No dia do workshop, os grupos discutiram a questão atribuída a eles em salas virtuais separadas e os professores Eduardo Talamini (UFPR) e Aline Terra (Uerj e PUC-Rio) puderam visitar as salas e auxiliar os participantes nos aspectos processuais e materiais do caso. O encontro foi finalizado com a exposição dos resultados pelos grupos e com a exposição dos professores presentes.  O ciclo de workshops conta ainda com a coordenação científica da professora Renata Steiner, que integra a comissão organizadora dos eventos.

Promoção dos ADRs

Além do workshop, a agenda da NewGen está cheia: o grupo acaba de lançar um blog e uma newsletter para divulgação de suas iniciativas, que têm contribuído para disseminar a cultura dos ADRs no país, promover a diversidade na comunidade de profissionais que lida com esses métodos, e estimular a participação de pessoas de todas as regiões brasileiras.

Aberta a artigos dos associados do grupo, a newsletter é trimestral, e teve sua segunda edição lançada recentemente – tratando de temas como a primeira edição remota do Foreign Direct Investment International Arbitration Moot (FDI Moot), os avanços do CAM-CCBC em relação à promoção da diversidade, a construção de janelas de mediação, comentários a julgado internacional, entre outros.

No ano passado, o grupo foi bastante ativo no meio virtual, promovendo os webinars da série Como Aprimorar a Cultura de ADR na sua Região com a finalidade de estimular o uso desses métodos em diversas regiões brasileiras. Além disso, promoveu em agosto a primeira edição do ciclo de workshops. “Em outubro de 2020 atuamos também como parceiros no Curso Prático de Arbitragem (CPArbitragem), que teve nossos associados como monitores”, Leite complementa.

“Optamos por não realizar tantos webinars neste ano – e investir mais em outros projetos, como a promoção de cursos e a disseminação de informações em nossos canais de comunicação”, afirma Leite. Um desses projetos da NewGen trata das relações entre a arbitragem e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em que, em uma primeira fase, os associados foram convidados a submeter artigos, avaliados por especialistas. A próxima fase será um seminário para debate público dos artigos aprovados.