Preparada para o futuro

CCBC reformula sua estrutura para melhor atender seus associados


Por Sérgio Siscaro

No próximo ano, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) completa seu 50º aniversário. Desde 1973, a entidade vem contribuindo para fomentar as relações comerciais entre o Brasil e o Canadá, adaptando-se às mudanças que foram surgindo e às demandas de seus associados e parceiros. Mas sua missão não mudou: desenvolver negócios, criar oportunidades de networking e a troca de experiências, aproximando cada vez mais os dois países.

Sempre buscando estruturar novos produtos e serviços, oferecendo mais oportunidades que possibilitem reforçar o protagonismo de seus associados, a CCBC acaba de redesenhar sua estrutura organizacional, de forma a aumentar o foco sobre o desenvolvimento de iniciativas que permitam incrementar os negócios bilaterais entre empresas do Brasil e do Canadá.

Estrutura tripartite

A partir de agora, a Câmara passa a contar com a Diretoria de Associados e Negócios, cuja estratégia visa propiciar uma maior interação e geração de oportunidades de negócios para os associados. Para ocupar essa diretoria, a CCBC contratou Daniella Leite, que traz mais de 15 anos de experiência em comércio exterior e internacionalização de empresas. Ela atuou anteriormente na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e na Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), tendo liderado diversos projetos de atração de investimentos e fomento de negócios.

Já a face institucional da CCBC fica a cargo da Diretoria de Relações Institucionais, sob a qual estarão as atividades voltadas à expansão das atividades da Câmara, tanto no Brasil quanto no Canadá. O responsável por essa área é Paulo de Castro Reis, que já responde por essa área.

O terceiro braço desse novo desenho da CCBC é a Diretoria de Operações. A área, denominada Núcleo de Inteligência Operacional, reúne diversas expertises profissionais – como governança, gestão de pessoas, tecnologia da informação, marketing e eventos, controladoria e finanças –, contribuindo para que as áreas de negócios e institucional da CCBC, bem como do CAM-CCBC, desenvolvam suas atividades com inovação, sustentabilidade e excelência. Sua liderança continua a cargo de Cássia Regina Vanícola.

Esta nova configuração organizacional possibilita à CCBC o fortalecimento de sua estratégia voltada à geração de negócios, sempre com foco nos interesses de seus associados, e a expansão de suas atividades. Dessa forma, a Câmara torna-se mais preparada para levar adiante sua missão de aproximar as agendas do Brasil e do Canadá, fomentar relações comerciais, promover o intercâmbio tecnológico e cultural e desenvolver projetos educacionais.