Portas abertas ao sabor brasileiro

CCBC organiza mais uma missão à Sial e apresenta, em primeira mão, as principais tendências do mercado canadense de alimentos e bebidas aos produtores brasileiros

Por Sérgio Siscaro

Um mercado que atingirá quase 70 bilhões de dólares canadenses em 2024, com consumidores ávidos por produtos saudáveis, de qualidade elevada e sabores exóticos. Esse é o cenário canadense para alimentos e bebidas, que estará acessível aos produtores brasileiros mais uma vez na edição deste ano do Salon International de l’Alimentation (Sial), a mais importante feira do setor agroalimentar e de bebidas da América do Norte. O evento acontecerá entre os dias 15 e 17 de abril no Palais dês Congrès, em Montreal, e receberá novamente uma missão comercial da Câmara de Comércio Brasil-Canada (CCBC).

Para quem deseja expandir seus negócios para o mercado internacional, será uma ótima opção. Além dos canadenses, a Sial ajuda a abrir as portas para os consumidores dos Estados Unidos e de vários outros países. A feira reúne mais de 18,5 mil compradores de cerca de 60 nacionalidades distintas. Vários produtos que se estabeleceram em mercados mundo afora começaram sua investida global por essa via, incluindo alimentos e bebidas típicos do Brasil. Entre os participantes da última edição da missão da CCBC ao evento, por exemplo, ganharam espaço produtos feitos com pupunha, açaí, cupuaçu, castanha de caju e snacks de peixes, entre outros. Uma enorme variedade de frutas e bebidas típicas, como a cachaça, também têm sucesso garantido.

A receptividade canadense e as características do mercado poderão ser sentidos nas muitas atividades da comitiva. A delegação da CCBC terá a oportunidade de praticar uma autêntica imersão no mercado canadense – travando contato não apenas com os principais importadores e exportadores, mas também com diversos profissionais de áreas que dão suporte ao comércio internacional: agentes de cargas, representantes de companhias de transporte ou de portos, etc.

Será também uma excelente chance para empresas iniciantes no comércio exterior, que podem assim conhecer, em primeira mão, quais são as necessidades do Canadá e as condições adequadas para entrar no mercado. Em edições anteriores foi possível aos brasileiros – incluindo pequenas e médias empresas, e também produtores rurais – apresentar uma gama diversificada de produtos.

Oportunidades comerciais

Na edição deste ano da Sial, a CCBC também terá, pela primeira vez, um estande próprio – no qual será possível reunir os participantes da missão e seus produtos. “O grande diferencial de nossa missão é que não se limitará a apenas expor alimentos e bebidas das empresas que irão conosco, mas também promoverá rodadas de negócios e, além disso, realizará dois jantares de degustação, nos quais os compradores canadenses terão a possibilidade de provar os produtos brasileiros”, afirma o responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios da CCBC, Arminio Calonga Jr.

De acordo com ele, ambos os jantares terão menu feito por uma chef brasileira. “O potencial cliente consegue não apenas provar o produto, mas também entender como ele pode ser aplicado no dia a dia da culinária canadense.”

Com relação às rodadas de negócios, Calonga é categórico: são uma importante forma de aproximar os produtores brasileiros de seus potenciais clientes canadenses. “Participar da feira e aguardar o cliente passar pelo corredor e se interessar pelo seu produto é uma coisa. Outra, totalmente distinta, é ter um horário marcado com esse potencial comprador para uma reunião de negócios”, afirma.

Programação diversificada

A Sial tem o apoio dos governos local e federal, e se alterna todos os anos entre Montreal e Toronto. Em 2019, quando foi realizada em Toronto, registrou 25,1 mil visitantes profissionais de 60 países, que puderam conhecer as novidades apresentadas por 1.130 expositores. Foram ainda realizadas cerca de 80 conferências e atividades relacionadas aos setores de alimentos e bebidas. Uma delas foi a 12ª edição da competição Sial Innovation, que premiou as inovações mais significativas apresentadas pelas empresas participantes da feira.

A delegação de empresários que fez parte da missão da CCBC no ano passado teve a possibilidade de fazer contato com potenciais compradores e distribuidores de alimentos e bebidas das diversas províncias canadenses, além de se inteirar das principais tendências do setor. Na ocasião, os integrantes também participaram de eventos especiais, como a Semana de Gastronomia Brasileira – por meio da qual importadores de Toronto e Montreal tiveram a possibilidade de provar produtos do país durante o evento.

“Temos notado uma gradual elevação das exportações brasileiras de alimentos e bebidas ao Canadá – especialmente no segmento de frutas. Elas têm todo um apelo de brasilidade, novos sabores e texturas, que têm se tornado atraentes no mercado canadense”, pondera.

Mais informações e inscrições para a Missão Comercial Sial 2020 da CCBC:

Andreza de Sena França
[email protected]
Ramal direto: 4058-0381

Armínio Calonga Jr.
[email protected]
Ramal direto: 4058-0387

Assista ao vídeo sobre o mercado de produtos brasileiros no Canadá aqui.