No Mês da Mulher, CCBC lança programa de mentoria

Iniciativa contribui para a igualdade de gênero ao oferecer mentorias que apoiem o desenvolvimento profissional das mulheres

Por Sérgio Siscaro

Com a importância cada vez maior assumida pela agenda ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês) nas empresas, a diversidade das equipes de trabalho tem sido objeto de atenção crescente—especialmente no que se refere ao aumento da participação feminina em todos os níveis da organização, com oportunidades e salários iguais aos dos homens. Contudo, muitas vezes as próprias empresas que pretendem adotar políticas mais inclusivas esbarram em dificuldades na hora se aplicá-las—seja por não adequar as iniciativas à realidade da companhia, seja por ter pouco diálogo com os funcionários para saber o que eles realmente necessitam.

Para ajudar suas associadas a adotarem políticas mais inclusivas, especificamente na questão da igualdade de gênero, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está promovendo o Mais por Elas: Programa de Mentorias para Talentos Femininos. A iniciativa, que também é aberta para ONGs parceiras, tem a finalidade de estabelecer mentorias para apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres, ajudando-as a alavancar suas carreiras. Dessa forma, a CCBC contribui para que as organizações participantes implementem políticas de equidade de gênero alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da Organização as Nações Unidas (ONU), que estabelece a necessidade de se “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”; e com os Princípios de Empoderamento Feminino (WEPs, na sigla em inglês), também da ONU.

Nessa iniciativa, a CCBC tem como parceira a Burithi, consultoria especializada em mapear controvérsias e utilizar a mediação como metodologia para solucioná-las. A ideia é que a empresa faça a “mentoria dos mentores”, compartilhando informações sobre as habilidades necessárias para um processo bem-sucedido, por meio de workshops. “Essas habilidades incluem como ouvir o outro, como criar um ambiente de confiança que favoreça o diálogo, e o papel do mentor—que não é o de direcionar as ações do mentorado, por meio da replicação de iniciativas que já deram certo, mas sim de dar suporte e ajudar a pessoa a construir seu próprio caminho de sucesso”, esclarece a sócia da Burithi, Cynthia Okawa.

Ela ressalta a necessidade de que qualquer empresa que busque implementar políticas de diversidade e inclusão ouça primeiro seus colaboradores. “Existe uma boa vontade por parte da direção das empresas, mas muitas vezes notamos que as políticas aplicadas não atingem as pessoas. Por isso é necessário ouvir quais são suas reais necessidades antes de desenhar qualquer política.”

Serão realizados oito encontros mensais, a partir de abril. Podem se candidatar a ser mentores(as) no  Programa de Mentorias para Talentos Femininos pessoas de qualquer gênero, em cargos de liderança, fazendo gestão de pessoas ou projetos em empresas associadas ou parceiras da Câmara. As mentorias são destinadas às mulheres das associadas ou ONGs parceiras. A convocação de pessoas mentoras voluntárias e talentos monitorados acontece até 8 de abril de 2022, e pode ser feita pelo e-mail [email protected].

Apoio às mães

Outra iniciativa importante da CCBC neste mês de março é o projeto Materna CCBC, que reúne um conjunto de benefícios às colaboradoras da Câmara que estão se tornando mães. Avançando além do que a legislação trabalhista já estipula, esse pacote de medidas incluem uma licença-maternidade estendida, de 225 dias; curso de pais; auxílio-creche de R$ 500,00 mensais; sala dedicada à coleta e armazenamento de leite; convênios com berçários; e home office três vezes por semana para mães que tenham filhos na pré-escola.

Além disso, o Materna CCBC inclui ainda acesso ao Programa Mais Gestante Porto Seguro, que oferece aconselhamento personalizado, monitoramento técnico e curso de orientação.

Com este novo projeto, a Câmara busca contribuir para que suas colaboradoras possam aproveitar essa jornada da maternidade de forma mais tranquila e segura. Mais informações podem ser obtidas aqui.