Mercado brasileiro mais próximo do Canadá

Iniciativa da CCBC facilita o acesso de empresas canadenses ao mercado brasileiro e auxilia na prospecção de oportunidades de negócios e na obtenção de um endereço corporativo local

 Por Sérgio Siscaro

As potencialidades do Brasil para se fazer negócios em diversos ramos de atividade têm atraído empresas de vários países – incluindo as do Canadá. No entanto, a falta de um conhecimento mais detalhado sobre o mercado brasileiro pode desestimular potenciais investidas no país, e, no caso de companhias decididas a se instalarem localmente, o peso da burocracia e das obrigações tributárias acaba afastando possíveis interessados. Para auxiliar as empresas canadenses nesse processo, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) colocou em prática há alguns meses uma nova iniciativa: o Canada Hub.

Lançado durante a última edição do Brazilian Week CCBC Online Festival, o Canada Hub é uma iniciativa que busca auxiliar as companhias canadenses interessadas no mercado brasileiro. A plataforma facilita o processo de ingresso dessas empresas no ambiente local, permitindo que elas possam se instalar no país cumprindo todas as obrigações burocráticas, de uma forma mais vantajosa do ponto de vista de custos, e ainda contar com o apoio da CCBC para buscar potenciais parceiros de negócios.

“O Canada Hub é como se fosse uma aceleradora para o soft landing de empresas canadenses chegando ao Brasil. Oferecemos um espaço de escritório virtual, coworking e endereço fiscal para os canadenses se registrarem e abrirem um CNPJ no país. Além disso, o Canada Hub também contribuirá para o desenvolvimento de novos negócios, viabilizando a realização de reuniões comerciais, por exemplo”, afirma diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis. Ele acrescenta que a presença das empresas no país é um fator indispensável para que elas sejam bem-sucedidas no mercado local.

Vantagens exclusivas

As empresas que aderem ao Canada Hub recebem uma importante vantagem competitiva: a possibilidade de estabelecerem contatos não apenas com todas as associadas da CCBC, mas também com o ecossistema de negócios fora da Câmara. Outro benefício é a possibilidade que as empresas do Canada Hub têm de contar com o apoio da equipe de especialistas de inteligência comercial e business development da CCBC.

“De forma geral, o Canada Hub ajuda as companhias canadenses a aumentarem sua visibilidade e presença no mercado brasileiro, efetuarem negócios, terem acesso a oportunidades de networking entre os associados da Câmara, e contarem com o apoio da CCBC e seus associados para estruturar as questões burocráticas e administrativas da operação”, complementa o diretor.

Caso de sucesso

O outro lado da iniciativa é que, ao facilitar a instalação de empresas canadenses interessadas em fazer negócios no Brasil, o Canada Hub também contribui para o ingresso de soluções inovadoras no mercado local. Um exemplo é a empresa 3rdi Lab, que já está usufruindo das vantagens de ter aderido à iniciativa. Com instalações em  Wolfville (Nova Escócia) e Saskatoon (Saskatchewan), a companhia é especializada em criar ambientes imersivos em museus e galerias de arte por meio da utilização de modernas tecnologias digitais.

Apoiada não apenas por técnicos que desenvolvem essas soluções, mas também por especialistas na elaboração de conteúdos, a 3rdi Lab atua em um mercado em crescimento, que oferece uma experiência multissensorial completamente nova para seus usuários. Sua opção por se internacionalizar e buscar negócios no Brasil foi facilitada pelo Canada Hub, que possibilita à empresa contar com um endereço no país, um espaço para reuniões e a possibilidade de contatar potenciais parceiros, entre outras vantagens.