Goiás e Canadá: mais próximos

Road show da CCBC apresenta a empresários goianos as potencialidades do mercado canadense

Por Sérgio Siscaro

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) participou, em 25 de novembro, do 8º Encontro Internacional de Comércio Exterior (Eice), principal evento do gênero na região Centro-Oeste. Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais da entidade, Paulo de Castro Reis, apresentou aos empresários locais as oportunidades de negócios com o Canadá. “Foi uma participação bastante positiva, uma vez que pudemos mostrar a um público bastante diversificado as potencialidades oferecidas pelo mercado canadense”, afirma o responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios da CCBC, Armínio Calonga Jr., que também participou da iniciativa.

Promovido pela primeira vez em Aparecida de Goiânia (GO), o Eice foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO), e assumiu o formato híbrido – com palestras presenciais e encontros de negócios. Intitulada “Oportunidades de negócios e parcerias entre Goiás e o Canadá”, a palestra presencial apresentada por Castro teve como foco trazer para os participantes dados sobre o mercado canadense e sobre a atuação da CCBC na intensificação do intercâmbio comercial entre os dois países.

Oportunidades de Goiás

Além da participação no 8º Eice, os representantes da CCBC aproveitaram a ida a Goiás para aprofundar os contatos com a comunidade local de negócios. Ambos se reuniram com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), ocasião em que se tratou da possibilidade de parcerias com o Canadá e foram apresentadas as atividades que a Câmara pretende realizar em 2022 relacionadas ao tema das smart cities.

Outra importante etapa do road show da CCBC em Goiás foi a realização de reuniões na Fieg. Na ocasião, Castro e Calonga Jr. levaram aos participantes informações sobre as atividades de promoção para a exportação de produtos de Goiás ao Canadá. Também foi abordada a missão brasileira preparada pela Câmara para levar empresários brasileiros ao evento anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), um dos maiores do mundo no setor de mineração. Este último tema também esteve presenta no encontro que os representantes da CCBC tiveram na sede do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal (Sieeg).

Os representantes da Câmara aproveitaram ainda para visitar associados estabelecidos no estado – como, por exemplo, a Geolab Indústria Farmacêutica, sediada no município de Anápolis. “Temos planos de levar empresários de Goiás ao Canadá no próximo ano”, finaliza Calonga Jr.

Impulsionada pelo setor de serviços, a economia goiana também conta com um importante parque industrial – que se destaca pela produção de alimentos e bebidas, mineração, fármacos, fabricação de automóveis e etanol. Também há participação relevante dos segmentos de extração mineral e agropecuária.