Quebec mais próxima do Brasil

Missão comercial traz oito empresas da província canadense, especializadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o setor de infraestrutura e construção

Por Sérgio Siscaro

O setor de infraestrutura e construção é um dos que apresenta maior potencial de crescimento no Brasil. E essa enorme demanda por projetos em áreas tão diversificadas quanto energia, petróleo e gás, logística e transportes, mineração, saneamento básico e construção civil, entre outros, deve ser acompanhada de soluções tecnológicas que permitam resultados mais eficientes, que atendam tanto à necessidade de redução de custos quanto de redução nos impactos ao meio ambiente.

Por esta razão, o Escritório de Quebec em São Paulo, em conjunto com a agência de desenvolvimento econômico Investissement Québec International, está organizando, na segunda quinzena de novembro, uma missão comercial virtual direcionada a esse setor. A iniciativa tem por objetivo conectar empresas da região com potenciais parceiros brasileiros – e conta para isso com o apoio logístico da equipe comercial da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC).

“Temos um grupo bastante diversificado, composto por oito empresas – e que inclui desde aquelas recém-chegadas ao mercado brasileiro até as que já possuem filiais estabelecidas no país. Algumas buscam promover seus produtos ou serviços diretamente com os clientes finais, ou por intermédio de distribuidores; outras procuram parceiros locais, e trazem um portfólio de soluções inovadoras e diversificadas”, explica a diretora  para Assuntos Econômicos do Escritório de Quebec em São Paulo, Thais Aun.

E, de fato, a gama de soluções desenvolvidas por este conjunto de empresas é bastante diversificada. Ela abrange gerenciamento de projetos para mineração e metais, energia, petróleo e gás, construção e logística; construções inteligentes; sistemas de aspiração central; design de iluminação para projetos residenciais e corporativos (com luminárias únicas, sob encomenda e de ponta); e estruturas pré-fabricadas sob medida e de alta qualidade para habitações multifamiliares. Dentre as companhias participantes, destacam-se a Sensequake, que desenvolve soluções de monitoramento de integridade e avaliação estrutural por meio de sensores e tecnologias de inteligência artificial; a BlueKanGo, que atua com softwares que permitem às empresas coletar, centralizar e analisar informações em tempo real para melhoria da segurança nos canteiros de obras; e a Upbrella International, desenvolvedora de um sistema de construção segura de arranha-céus, começando pelo telhado e sem a necessidade de guindaste de torre.

A missão mira a grande demanda do Brasil por projetos de infraestrutura, que necessitam de investimentos em áreas nas quais as empresas de Quebec têm grande expertise, especialmente em obras que envolvam engenharia especializada, sistemas automatizados para economia de energia e gestão inteligência de edificações, entre outras.

Hub de inovação

Quebec atualmente abriga um ecossistema de inovação, formado a partir da interação entre instituições de ensino e pesquisa, empresas e governo; tanto que a província é hoje reconhecida como líder mundial em inteligência artificial e tecnologias da informação. “Temos uma sinergia única entre os campos do design, alta tecnologia, ciências e artes. É dessa sinergia que emergem a criatividade e a inovação de Quebec. A inovação é vital para a prosperidade e o desenvolvimento contínuos das indústrias, e é por isso que a província dedica recursos significativos para fomentar centros dinâmicos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e redes de excelência”, afirma Aun.

A província se destaca no Canadá pelo fato de direcionar 2,32% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para atividades de P&D – o que incentiva a concentração de pesquisadoras de diversas áreas. De acordo com o plano estratégico de Quebec para pesquisa e inovação, o total de investimentos no setor entre 2017 e 2022 deverá totalizar CAN$ 585 milhões. A finalidade da iniciativa é tornar a província uma das sociedades mais inovadoras e criativas do mundo.

“Uma pauta importante discutida atualmente em Quebec é o de regiões inteligentes (smart regions). A tecnologia digital desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dessas soluções. Um nicho de excelência é o de construção verde, que incorpora práticas inovadoras de design, construção e operação que buscam reduzir os impactos ambientais negativos; outro é o de edificações inteligentes, que promove um ambiente produtivo e lucrativo ao se voltar à otimização e à inter-relação de infraestruturas, sistemas, serviços e gestão”, afirma a direetora.

De acordo com ela, a promoção de empresas quebequenses que possam contribuir para empreendimentos no Brasil deverá dar o tom da atuação do Escritório de Quebec em São Paulo ao longo do próximo ano. “Além disso, nossas próximas atividades comerciais deverão ser no setor de transporte e logística, assim como no de saúde”, conclui Aun.