Francofonia em festa

Comemorações ao longo de março marcam a data em que se comemora a importância do idioma francês ao redor do mundo – e também no Brasil

Por Sérgio Siscaro

Este é o mês em que a importância do idioma francês no mundo volta a ser celebrada. A língua que legou à humanidade os trabalhos de Racinee, Molière, Baudelaire e Rimbaud, entre tantos outros, é comemorada todo 20 de março, que é o Dia Internacional da Francofonia. Para marcar esta data, o Escritório do Quebec em São Paulo (BQSP) preparou em diversos pontos do Brasil uma programação cultural voltada à disseminação do idioma francês.

Uma dessas iniciativas é a série de quatro eventos online desenvolvidos com a Universidade de Montreal, e voltados especificamente às vantagens de se estudar em Quebec. Nos dias 9 e 16, os webinars trataram da obtenção de mestrado e doutorado naquela província, além das oportunidades proporcionadas aos estudantes que moram em Montreal.

O próximo evento será no dia 23 de março, quando o tema será o financiamento dos estudos no Canadá, com dicas sobre bolsas e trabalho para estudantes. Por fim, no dia 30 o programa abordará o mercado de saúde em Quebec.  Os eventos, realizados sempre às 19h, serão transmitidos pela plataforma Zoom, e as inscrições podem ser feitas pelas redes sociais do BQSP.

Outra iniciativa cultural importante é a Mostra de Cinema Francófono no Rio de Janeiro (RJ). Serão exibidos os seguintes filmes: no dia 22, A linguagem é uma História de Amor (18h) e Le Meilleur Pays du Monde (20h); no dia 24, Sous le Ciel d’Alice (18h) e Les Intranquilles (20h); e, no dia 25, La Mif (18h) e Petit Pays (20h). Em Florianópolis (SC), o Mês da Francofonia será marcado pela presença do BQSP na mostra de cinema da Aliança Francesa da capital catarinense. Será no dia 24, às 19h, com a exibição do filme Petit Pays.

Em Curitiba (PR), haverá um ciclo de eventos sobre francofonia – iniciando-se com um debate online sobre cinema canadense francófono contemporâneo, no dia 17, às 19h, no qual a pesquisadora e crítica de cinema Emanuela Siqueira conversará com o professor Filippo Pitanga sobre o estado atual da produção cinematográfica falada em francês que vem do Canadá. No dia seguinte (18, às 19h), a professora Fernanda Cruzetta ministrará um atelier falando sobre a construção histórica da língua francesa na América do Norte.  Os dois eventos poderão ser acessados pelo pelo canal da Aliança Francesa da capital paranaense no YouTube (em https://www.youtube.com/c/aliancafrancesacuritiba).

Nos dias 19 e 20 será realizada na Cinemateca de Curitiba a Mostra de Filmes da Semana da Francofonia 2022, com a exibição das seguintes produções: Intimités Francophones d’Eux (dia 19 às 19h30); A Linguagem é uma História de Amor (dia 20 às 16h); e Maria (dia 20, às 19h).

Na Fundação Cultural do Pará, em Belém (PA), foi realizada entre 11 e 13 de março a Convenção Nerd de Cultura e Tecnologia da Amazônia (Conecta), evento que contou com um painel da Aliança Francesa e apoio do BQSP sobre oportunidades de estudo e trabalho em Quebec. Na ocasião também froam exibidos filmes produzidos na província.

Relevância global

De acordo com dados da Organização Internacional da Francofonia, o francês é falado atualmente por mais de 300  milhões de pessoas, além de outros 132 milhões de estudantes do idioma espalhados em todos os continentes. É o quinto idioma mais falado no mundo, e o quarto mais utilizado na internet, de acordo com dados da Organização Internacional da Francofonia.