Francofonia: celebrações no Brasil do mês mundial do idioma francês

Mês de março foi marcado por eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Florianópolis e Brasília. Uma das novidades foi a participação do Museu da Imagem e do Som (SP).


Por Viviane Monteiro

O mundo celebra há 53 anos o Dia Internacional da Francofonia – em 20 de março. A data lembra a difusão global do idioma francês e conta com uma programação intensa ao longo de todo mês, em vários países. Este ano não foi diferente, inclusive no Brasil, que tradicionalmente realiza uma série de atividades culturais.

Estima-se que 321 milhões de pessoas, entre homens e mulheres, falem a língua em todos os continentes, segundo dados da Organização Internacional da Francofonia (OIF). No Brasil, existem 650 mil falantes do francês, além de 150 mil estudantes, segundo Rafael Baldrighi, adido para Assuntos Públicos, Culturais e Educacionais do Escritório do Québec em São Paulo (BQSP), citando estimativas do governo do Québec.

A data é comemorada desde 1970, ano em que foi implementada a cooperação política, educativa, económica e cultural nos 88 Estados e governos da OIF. As atividades são lideradas pelas representações governamentais do Canadá, França, Bélgica e Suíça. Seu objetivo é disseminar ainda mais o idioma, trocar ideias sobre o mundo francófono, promover oportunidades de trabalho nos países que falam a língua, além do convívio com outros idiomas. 

Novidades no Brasil

O Escritório do Quebec em São Paulo, que celebrará 15 anos de atuação no País em 21 de maio, organizou uma programação especial em 2023. Entre as novidades deste ano, destacou-se a participação, pela 1ª vez, do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. O MIS concentrou as atividades no último dia de eventos na capital paulista, com a exibição do filme “Adeus, Felicidade”.

O Brasil teve praticamente o mês todo de comemorações, iniciando por São Paulo, de 1º a 18 de março. Também houve atrações culturais em Salvador (BA), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). O público pôde acompanhar o Festival de filmes francófonos da Aliança Francesa de Florianópolis, 15 a 22 de março. Em Curitiba, o Festival da Francofonia se estendeu por uma série de quatro dias, de 20 a 25 de março.

Na capital baiana, houve recepção na Aliança Francesa de Salvador, além de uma turnê da diretora Sarah Fortin, com o filme “Nouveau Québec“, por várias cidades.Já a Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu a IV Jornada de Francofonia.

Ainda foi possível acompanhar eventos pelas plataformas virtuais. Foi o caso, por exemplo, o webinar “Como planejar seus estudos em Québec – bolsas e trabalho estudante”, apresentado por representantes da Universidade de Montreal (UdeM), e transmitido pela plataforma Zoom, em 28 de março.