Comissão de Diversidade e Inclusão estimula empreendedorismo e diversidade de gênero

Por Viviane Monteiro

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, ressurge o debate sobre a importância de se valorizar, cada vez mais, a diversidade de gênero e a inclusão de todas as pessoas que fazem parte de grupos menos representados na sociedade, como mulheres, negros, indígenas e LGBTQi+.

Na tentativa de contribuir para o desenvolvimento de iniciativas que possam reduzir as desigualdades brasileiras, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), por meio da Comissão de Diversidade e Inclusão, e em conjunto com o Consulado do Canadá, país reconhecido como um dos que mais investem no empreendedorismo feminino e na igualdade de gênero, tem atuado fortemente nesse segmento.

Entre as ações adotadas pela CCBC e pela Comissão de Diversidade, estão os encontros trimestrais e o Fórum anual de Diversidade, Equidade e Inclusão Brasil-Canadá, que discute os conceitos e aspectos importantes na diversidade étnica e de gênero. Também são apresentados tópicos sobre acessibilidade e os obstáculos que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, sob diferentes perspectivas.

“Percebemos que as mulheres precisam de orientação na hora de exportar seus produtos e criamos a cartilha para colaborar neste momento”, explica a coordenadora da Comissão de Diversidade e Inclusão, Esther Donio Bellegarde Nunes, destacando ainda que esse público precisa de orientações são sobre como conduzir uma apresentação, como participar de reunião com possíveis compradores, além de entender um pouco das diferentes culturas. “Nisso nós podemos ajudar tanto como CCBC ou enquanto Comissão da Diversidade. Temos feito algumas iniciativas nesse sentido”, afirma.

Troca de experiências

A Cônsul e Comissária Sênior de Comércio do Canadá para o Brasil, Anouk Bergeron-Laliberté, coordenadora da Comissão de Diversidade da CCBC pelo Consulado do Canadá, explicou que os dois países têm como aprender um com o outro em programas de estímulos aos negócios femininos.

Anouk reconhece, contudo, que o Canadá tem uma política de fomento consolidada, que passa tanto pelo governo federal como pelas províncias e o setor privado. Já no Brasil, embora haja excelentes ações dos governos e do setor privado, por ser um país com maior diversidade, constatam-se mais desafios para um impacto uniforme.

Ela destaca, por exemplo, que São Paulo, por ser um estado mais estruturado, tem ações importantes que podem servir de inspiração para outros países, inclusive para o Canadá. Ela cita como exemplo a iniciativa da empresária Luiza Helena Trajano, dona da rede de lojas de varejo Magazine Luiza, que criou, juntamente com outras executivas, o Grupo Mulheres do Brasil, que tem o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país.

Outro ponto relevante no Canadá é que lá existem várias legislações que determinam programas de políticas públicas que incentivam o fomento aos negócios das mulheres empreendedoras com recursos para apoiar essas iniciativas.

Empreendedorismo no pós-pandemia

Segundo uma nova pesquisa da norte-americana GoDaddy, Operating Company, uma plataforma de nuvem dedicada a pequenos empreendimentos e que registra nomes de domínio de pequenos e independentes negócios no mundo, o público feminino do Canadá apresentou um patamar histórico no interesse de criar seus próprios negócios. A taxa alcançou 80% das mulheres canadenses com interesse no empreendedorismo.

A pesquisa – que analisou oportunidades e desafios associados ao empreendedorismo feminino no Canadá – revelou que a maioria esmagadora das mulheres iniciou ou pretende começar um pequeno negócio tanto em busca de oportunidades financeiras como de “flexibilidade de estilo de vida” no período pós-pandemia.

O resultado apontou uma mudança significativa na comparação com 2021, quando outro estudo similar descobriu que a maioria das mulheres da geração do milênio citou a “paixão” como a maior motivação para investir em pequenos negócios.

A pesquisa foi divulgada na semana do Dia Internacional da Mulher deste ano.

Calendário de Iniciativas da Comissão de Diversidade da CCBC em 2023

A CCBC divulgou o calendário com as Reuniões de Comissão previstas para este ano. A próxima será em 19 de abril, sob o tema: O Idadismo e o gênero. O outro encontro acontecerá em 26 de julho, quando serão discutidas “As Mentorias em DE&I para empresas do setor de private equity e venture capital”.

Por sua vez, a última Reunião da Comissão deste ano se realizará em 25 de outubro, quando acontecerá um bate papo com representantes de quatro instituições renomadas na área de Diversidade:

1) Iniciativa Privada Empresarial;
2) Fórum Empresas LGBT;
3) Fórum Gerações;
4) Movimento Mulher 360.

Para encerrar o ano, a Comissão de Diversidade realizará em 29 de novembro o Fórum Diversidade, Equidade & Inclusão de 2023.

Quer saber como foi a edição do fórum de 2022? Acesse os detalhes aqui.