Duas fotógrafas na nova edição do projeto “Olhares Cruzados”

Liane Neves, do Brasil, e Shawna Lemay, do Canadá, trocaram de cidade e registraram as diferenças entre os dois países através das lentes de suas câmeras

Por Marcel Salim

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), em parceria com os Consulados do Brasil no Canadá e Consulados do Canadá no Brasil, apresenta mais uma edição do projeto “Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas”, que reúne pela primeira vez duas fotógrafas mulheres – que visitaram as cidades de Porto Alegre (RS) e Edmonton, no Canadá, com o desafio de retratar a cultura, a arquitetura, a natureza, o cotidiano de cada lugar e promover um intercâmbio cultural.

O trabalho delas se transforma em um livro impresso, um e-book e exposições no Brasil e no Canadá. A iniciativa está em sua sétima edição e visa estreitar os laços culturais entre os dois países.

As fotógrafas responsáveis desta vez são Liane Neves, gaúcha, jornalista com mais de 40 anos de carreira, e Shawna Lemay, canadense, escritora e leitora de Clarice Lispector. A brasileira passou uma semana na capital da província de Alberta. Já a canadense ficou o mesmo período na capital gaúcha.

Elas aceitaram o convite da CCBC e registraram suas impressões através das lentes de suas câmeras. O primeiro contraste: na capital da província de Alberta – últimos dias de verão por lá — a temperatura estava em torno de 15°C e com sol na maioria dos dias. Por aqui, início de primavera e muita chuva no sul do país.

“Nesta edição as fotógrafas tiveram o olhar voltado para capturar a essência de cada cidade através da visão do visitante curioso e explorador. Com este projeto, a CCBC apresenta as diferenças e semelhanças das cidades de Porto Alegre e Edmonton (Canadá), criando um verdadeiro diálogo entre elas! As pessoas vão se surpreender com a beleza dos detalhes em cada uma das fotos”, explica Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC e curador da exposição. 

Impressões e pontos de vista

Liane Neves andou pelo rio Saskatchewan e suas pontes em Edmonton, onde fotografou a arquitetura que mistura o antigo e o moderno. Ela enfrentou o clima frio e seco da cidade canadense com sua câmera Nikon e duas lentes leves.

É fotógrafa e jornalista formada pela PUCRS, com mais de 40 anos de carreira. Ela trabalha para grandes revistas do Brasil, como Veja e Exame, e é correspondente da revista Caras há 25 anos. Ela é autora de três livros sobre Porto Alegre, sua cidade natal.

 Já Shawna Lemay se encantou com as flores da primavera e a diversidade arquitetônica de Porto Alegre, onde registrou a cena de arte e algumas curiosidades, como o emaranhado de fios nos postes da capital gaúcha e o pipoqueiro que vendia seus produtos aceitando pagamento por pix. 

Duas particularidades que podem ter virado “paisagem” por aqui, mas não escaparam ao olhar estrangeiro. Mesmo com o período chuvoso, a fotógrafa esmerou-se em fotografar o pôr do sol porto-alegrense de vários ângulos.

As duas profissionais não se conheciam, mas se conectaram através de suas imagens, que foram selecionadas e organizadas criando contrapontos para mostrar as duas culturas.

A canadense é escritora e apaixonada por fotografia. Seu último romance (intitulado “Everything Affects Everyone”) é sobre uma fotógrafa que parece ser capaz de conjurar anjos com suas lentes.  Ela escreveu sobre suas fotos de Edmonton para a CBC News e vai lançar um livro sobre Edmonton e Roma. Ela se impressionou com a beleza de Porto Alegre, onde visitou a Biblioteca Pública, a Casa de Cultura Mario Quintana e o Mercado Público.

SERVIÇOS:

Acesse dados completos sobre a exposição no site: https://eventos.ccbc.org.br/olharescruzados/

Projetos já realizados:

•             São Paulo-Montreal (2014)

•             Florianópolis-Vancouver (2016)

•             Brasília-Ottawa (2017)

•             Rio de Janeiro-Toronto (2018)

•             Curitiba-Ville de Québec (2019)

•             Nordeste brasileiro-Nordeste canadense (2022)