Crescer por meio de alianças, governança, conteúdo e network

Ao celebrar seus 50 anos de fundação, em 2023, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) não se limitou a mostrar o porquê de ser uma grande referência em seu setor, com uma trajetória sólida e serviços efetivos prestados à sociedade. Ela foi além, e provocou a discussão do que e como deve ser uma instituição de seu porte no futuro.

Questões como transparência e compliance, responsabilidade social e ambiental, propósito corporativo, a nova liderança e os desafios da gestão, o impacto de tecnologias emergentes na sociedade e nos negócios foram alguns dos temas que tomaram as discussões em um rico calendário de encontros organizados pela CCBC e estiveram intrínsecos em todas as suas iniciativas, internas e externas.

Ao trazer para a mesa esse debate, convidando autoridades, especialistas e a comunidade empresarial dos dois países, foram impactadas em torno de 500 pessoas inscritas em cada um dos três principais eventos que celebraram os 50 anos (Fórum Econômico Brasil-Canadá, Canada Day CCBC Online Festival e Summit Brasil-Canadá). Nas redes sociais, os posts desses encontros, somados, geraram cerca de 88 mil visualizações. A partir deste ano, os três eventos passam a fazer parte do calendário anual da CCBC.

Eles se somam à intensa agenda de missões comerciais ao Canadá, que em 2023 tiveram 40 companhias participantes, 120 reuniões realizadas, 40 visitas técnicas e mais de 70 investidores conectados, gerando uma perspectiva de negócios em 12 meses de mais de US$ 8 milhões. Mineração, alimentos e bebidas, inovação em saúde e móveis são alguns dos setores contemplados. No sentido inverso, a CCBC também organizou e acolheu missões canadenses ao Brasil. Em especial, destaco como exemplo a comitiva de Alberta, composta por executivos de agências de fomento, universidades e representantes setoriais, participou de encontros relevantes em São Paulo e no Paraná, e assinou parcerias com instituições brasileiras como o Invest Paraná e o Invest Curitiba.

No campo setorial, nossas nove comissões colocaram em pauta, em encontros presenciais e híbridos, questões que desafiam o dia a dia corporativo e impactarão os próximos anos. Elas abordaram cenários econômicos e desdobramentos internacionais, mudanças e ordenamentos jurídicos, tecnologias emergentes e segurança da informação, ESG, diversidade, equidade e inclusão, entre outras tantas temáticas. Em todos, especialistas renomados se juntaram a autoridades, associados e comunidade externa em discussões produtivas.

O crescimento da visão de que o Brasil é um país interessante para empresas e instituições canadenses, assim como o Canadá é igualmente atraente para organizações brasileiras, fica claro quando observamos o trabalho realizado pelos hubs nos dois países. O Brasil Hub em suas unidades de Montreal e Edmonton já atendeu 9 empresas, 5 delas atualmente incorporadas ao mercado canadense. O Canadá Hub, por usa vez, soma 3 companhias.

Regionalmente, nos dois países, o trabalho desenvolvido pelos Chapters ganhou relevância em 2023, em um movimento que segue angariando novos contornos este ano. Os escritórios no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Curitiba (PR) organizaram mais de 10 encontros de alto nível, incluindo diversas iniciativas que promoveram a interação com os stakeholders da região, a divulgação das oportunidades de negócios e debates que abrangeram perspectivas econômicas e temas setoriais.

Da mesma forma, no Canadá, a Chambre se consolida como um braço importantíssimo da atuação em prol da intensificação das relações bilaterais, com uma agenda propositiva importante, junto aos órgãos governamentais e privados. Em perfeito alinhamento com as atividades desenvolvidas no Brasil, foram organizados encontros de negócios e networking, abrindo oportunidades que beneficiam o ambiente empresarial e o mercado dos dois países.

Todos esses elos formam uma cadeia sólida, que ainda viabiliza uma série de projetos conjuntos, parcerias e Memorandos de Entendimento, como os assinados com organismos como Invest Alberta, Investissement Quebec, Montreal Internacional, Edmonton Global, Edmonton Unlimited, CUE Concordia University of Edmonton e Alberta IoT no Canadá, e Invest Paraná, Invest Curitiba, Invest São Paulo, Invest Minas, Governo de Mato Grosso, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e Fundação Araucária no Brasil.

Quando líderes comprometidos se unem em busca de objetivos comuns, os impactos causados são poderosos.  Por isso, não poderia encerrar esse balanço sem agradecer ao excelente trabalho realizado pelos associados e voluntários que reservam tempo em suas agendas para as atividades à frente das comissões setoriais da CCBC e nas cadeiras dos Conselhos Consultivo e Executivo e da diretoria, ao meu lado. Bem como à liderança do CAM-CCBC, representada pelos presidentes Rodrigo Garcia da Fonseca, Silvia Rodrigues Pachikoski e Ricardo de Carvalho Aprigliano. Junto a eles, e aos colaboradores da Câmara, colecionamos avanços nos serviços prestados, na forma de atuar e na nossa governança.

Com relação a essa última, inclusive, destaco a revisão que fizemos do Estatuto da CCBC em 2023 e nos regimentos internos da Câmara e do CAM-CCBC, reflexos dos esforços em prol da atualização da estrutura da organização.  

Paralelamente, no CAM-CCBC, as iniciativas em prol do amadurecimento do uso de métodos adequados de solução de conflitos não apenas no ambiente brasileiro, mas internacional, seguiram em ritmo acelerado, condizente com a posição do líder e referência do setor que ocupa. Entre as muitas iniciativas, ressalto em especial a realização da décima edição do Congresso CAM-CCBC de Arbitragem, que contou com uma média de mais de 400 participantes por dia, além de dezenas de milhares de impactados por meios virtuais.

Vale citar também os trabalhos no campo da formação dos futuros profissionais do setor, uma das marcas do CAM-CCBC, com a realização de competições de arbitragem para jovens universitários e o patrocínio de equipes brasileiras para participarem do Vis Moot Viena, uma das mais prestigiadas disputas internacionais do setor. Soma-se a essas ações, agora em 2024, a vinda da Conferencia Latinoamericana de Arbitraje (CLA) que acontecerá no Rio de Janeiro em junho.

As bases são consistentes e há um longo caminho à frente a ser percorrido. Seguimos na certeza de que a CCBC está pronta para os desafios do futuro.

Um forte abraço,

Ronaldo Ramos
Diretor-presidente e presidente do Conselho Executivo da CCBC