Conexões inteligentes

CCBC prepara missão à próxima edição do WSAI, principal evento de inteligência artificial do continente

Por Sérgio Siscaro

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está novamente  apoiando a organização da missão brasileira ao World Summit AI (WSAI) Americas, que acontece entre os dias 4 e 5 de maio no Palais Congress, em Montreal (Quebec). Em seu quarto ano de realização, o WSAI é atualmente o principal evento que reúne a comunidade envolvida com o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial (IA) no continente, e que tem por finalidade disseminar conhecimentos da área, debater tendências e promover encontros entre potenciais parceiros de negócios.

Para este ano são esperados cerca de 150 palestrantes e mais de 2.500 participantes, que representarão todo o espectro de atividades relacionadas à IA – startups, acadêmicos, investidores, líderes empresariais e grandes companhias de tecnologia, entre outros. Eles terão a oportunidade de aprender, compartilhar e debater desafios e tópicos relacionados ao assunto, abordando temas como regulamentação, segurança e ética, confiança, privacidade e escalabilidade.

O vice-presidente adjunto de Tecnologia e Cultura da CCBC, Gabriel Lopes, explica que a experiência de participar do WSAI é bastante enriquecedora para se conhecer como funciona o ecossistema canadense de de IA. “Montreal é o berço mundial da inteligência artificial. Participar do evento será uma experiência única de conhecimento do estado atual do desenvolvimento do setor no Canadá”, avalia.

O evento está estruturado em uma série de conferências, workshops interativos e oportunidades para networking com potenciais parceiros, clientes ou fornecedores. Também será possível conhecer mais sobre os cases mais recentes de aplicação da IA nas áreas mais diversas – como finanças, saúde e mudanças climáticas, por exemplo. Desta forma, o WSAI atende tanto às startups que buscam efetuar conexões com potenciais parceiros e clientes, quanto às empresas que buscam se diferenciar no mercado por meio da adoção de soluções inovadoras baseadas em tecnologia.

O WSAI é patrocinado por empresas e instituições diversas, como Investissement Québec, Montréal International, BrainBox AI, Amazon Web Services, Intel, Accenture, IBM e City of Montréal, entre outros. Mais informações sobre o evento podem ser obtidos em https://americas.worldsummit.ai. Segundo Lopes, a CCBC deverá promover uma reunião na volta do WSAI, na qual os conhecimentos e experiências dos participantes da missão serão compartilhados com os demais associados da Câmara.

Os interessados em obter mais informações sobre a missão da CCBC à WSAI podem entrar em contato com a área comercial da Câmara pelo e-mail [email protected].

O ecossistema de Montreal

O fato de o WSAI ser realizado em Montreal não é fortuito. Tanto a cidade quanto a província de Quebec, de forma geral, se destacam por oferecerem um verdadeiro ecossistema para empresas que desenvolvem tecnologias inovadoras e disruptivas – e a área de inteligência artificial é uma das que mais tem se destacado nesse sentido. São centenas de pequenas e grandes empresas voltadas ao desenvolvimento de soluções de IA, com o apoio de incubadoras, aceleradoras e fundos de capital de risco – e que solidificam a posição de ponta de Quebec no mapa global da inovação.

Um dos grandes destaques da província é o Scale AI Supercluster – um hub de inteligência artificial situado no corredor entre as cidades de Montreal e Waterloo.  Com a finalidade elevar a produtividade das empresas de diferentes setores por meio da integração de suas atividades com as cadeias de suprimento por meio de ferramentas de IA, o Scale AI reúne operações de venda, manufatura, transporte, infraestrutura e tecnologia da informação e comunicação (TIC). Essa interconexão rápida e eficaz entre diversos negócios possibilita a pronta captura de oportunidades de mercado, no Canadá e no exterior.

X