Celebração à francofonia

Dia Internacional da Francofonia, em 20 de março, terá mês inteiro de comemorações. Confira.

Por Estela Cangerana

O mundo tem hoje mais de 300 milhões de francófonos (pessoas cuja língua principal é o francês) e outros 132 milhões de estudantes de francês, o 5º idioma mundial e o 4º mais falado na internet, segundo a Organização Internacional da Francofonia (OIF), que congrega 88 estados e governos pelo mundo. Tamanha importância é comemorada todos os anos no mês de março, quando acontece o Dia Internacional da Francofonia (20/03). As celebrações se espalham por todo o planeta, inclusive nos países em que a língua não é a oficial, como o Brasil. Aqui, vale a pena conferir a programação selecionada pelo Governo do Canadá, o da província de Quebec e outros parceiros. Tudo será online.

A agenda de eventos alusivos à data começou ainda no mês anterior, pelo Escritório do Quebec em São Paulo (BQSP). Em 25 de fevereiro, o escritório promoveu o “Rencontre littéraire croisée: langues maternelles et identités” (Encontro inter-literário: línguas maternas e identidades), com o escritor, cantor e fotógrafo quebequense Samian. Outro ponto forte das atividades encabeçadas pelo BQSP, no entanto, ainda está por vir. Ela acontecerá no dia 20 de março, com a apresentação do espetáculo circense “Blizzard”, da Flip Fabrique. Os artistas prometem transportar os espectadores para um universo insano, poético e afetuoso em pleno inverno canadense.

Além desses dois grandes momentos, o escritório terá ainda uma série de novidades e ações, que podem ser acompanhadas pelo Instagram Quebec no Brasil.

Já o Governo do Canadá no Brasil está trazendo, pelo quarto ano seguido, uma semana inteira de animações, com o Festival AnimaCanadá na Francofonia. O evento começou no dia 8 e vai até o dia 14, com a disponibilização de uma animação por dia na sua página do Facebook (acesse a página confira a programação completa aqui). Cada filme ficará disponível por 24 horas.

Para os interessados em gastronomia, a pedida é acompanhar a aula que será dada pelo chef Walter Velazquez, responsável pela cozinha da residência oficial da Embaixada do Canadá em Brasília. Ele vai ensinar o público a preparar uma típica receita franco-canadense: a tourtière, em uma apresentação online que contará com a participação da embaixadora Jennifer May.

Os detalhes dos eventos e a programação completa organizada pelo Governo do Canadá também podem ser conferidos pelo perfil oficial do Facebook.

Se a intenção é trocar ideias sobre o mundo francófono, oportunidades de trabalho nos países que falam a língua e o convívio com outros idiomas, vale conferir também o bate-papo que será promovido pela Aliança Francesa de São Paulo no dia 23. O webinar faz parte da semana comemorativa promovida pela escola, que oferece mais detalhes e outros eventos no site da instituição.

Mulheres resilientes

As comemorações da OIF deste ano também serão todas virtuais, devido à pandemia. A organização antecipou a celebração principal para o dia 19, com o especial “Francophonie, le direct”, transmitido da sede da instituição. O evento terá a entrega do Prêmio Cinco Continentes à vencedora de 2020, Béata Umubyeyi Mairesse, por seu romance Tous tes enfants dispersés, e a menção especial a Paul Kawczak, pelo romance Ténèbre. A transmissão poderá ser acompanhada pelo Facebook da OIF.

Em 2021, o tema das celebrações do Dia Internacional da Francofonia escolhido pela OIF é “Femmes Francophones, Femmes Résilientes” (Mulheres Francófonas, Mulheres Resilientes).