CCBC inaugura escritório em Brasília

Câmara quer estimular negócios entre Canadá e o Centro-Oeste brasileiro e promover discussões temáticas bilaterais com agentes públicos, privados e setoriais.


Por Viviane Monteiro

Prestes a completar 50 anos, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) acaba de inaugurar um escritório em Brasília, marcando presença também na Capital Federal. O Chapter Brasília, com estrutura e plano de ações específicos para fomentar negócios entre os dois países, se soma ao Chapter BH – inaugurado no ano passado em Minas Gerais – e ao escritório do Rio de Janeiro, além da sede em São Paulo e escritórios no Canadá.

Com apoio da representação do governo do Canadá no Brasil, a iniciativa prevê atuar em duas frentes. Uma, na promoção de oportunidades de negócios entre empresas do Centro-Oeste e o Canadá. Outra, nas discussões temáticas nacionais relevantes. Entre as ações previstas estão missões comerciais programadas para o início deste ano; rodadas de negócio setoriais e eventos periódicos na região.

“O Distrito Federal foi escolhido para sediar esse novo Chapter por se tratar de uma localização estratégica e pela oportunidade de relacionamento com importantes associações setoriais com abrangência nacional. Queremos desenhar ações conjuntas com essas entidades, visando a ampliação dos negócios entre os dois países e o desenvolvimento regional”, explica o presidente da CCBC, Ronaldo Ramos.

O Chapter Brasília será coordenado pelo advogado Diego Herrera, sócio do escritório Mattos Filho nas áreas do contencioso, arbitragem e telecomunicações. Para ele, o novo escritório é um passo importante para atuação da CCBC. “Além da Capital Federal sediar representações diplomáticas, o Brasil possui um ambiente marcado por uma forte presença estatal, em que os órgãos de Estado federais têm grande influência sobre os negócios. Esse cenário faz com que seja um passo estratégico e natural para a CCBC aterrissar em Brasília”.

Estreitando relações

De acordo com o executivo, algumas das metas para o novo Chapter é a ampliação do diálogo dos associados da CCBC com representações diplomáticas e o poder público, a fim de fomentar o comércio e as relações Brasil-Canadá. Também a possibilidade de promover projetos e os objetivos institucionais da própria CCBC.

“Além de identificar oportunidades de negócios, a CCBC busca promover parcerias culturais, tecnológicas e fomentar projetos bilaterais de inovação e pesquisa”, acrescenta Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC. “Detectamos muitas possibilidades nesse sentido, em Brasília, e estamos trabalhando efetivamente nelas. Com o novo Chapter esse esforço será intensificado”.