CCBC reforça presença no Canadá

Além da abertura de escritórios, Instituição também firma novas parcerias para estimular negócios em território canadense


Por Marcel Salim

Fiel à sua missão de estimular o aumento do intercâmbio bilateral, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está ampliando cada vez mais sua presença e ações em território canadense: uma oportunidade maior para estimular negócios e fortificar as relações entre as duas nações.

Recentemente o diplomata canadense Stéphane Larue assumiu a presidência da CCBC no Canadá, sediada em Montreal (Quebec). Ele traz consigo a experiência de ter sido cônsul-geral do Canadá em São Paulo, entre 2013 e 2019. Antes disso, Larue havia atuado, entre 2001 e 2004, como immigration program manager, responsável por supervisionar programas de imigração e vistos.

“Minhas expectativas vão no sentido de apoiar as atividades que a CCBC já exerce no território canadense, além de ampliá-las por meio da realização de parcerias – com, por exemplo, a Investissement Québec, a Montréal International, a prefeitura municipal de Montreal e o governo de Quebec”, afirma Larue.

Colaborar com a Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC), que está baseada em Toronto, também está no radar de atividades. “Estas são algumas das organizações com as quais contamos trabalhar nos próximos anos”, acrescenta.

Stéphane Larue é o novo presidente da CCBC no Canadá

Acordos de sucesso

As parcerias assinadas com o Invest Alberta (agência governamental responsável pela atração de investimentos e projetos para a província canadense) e com a Mitacs já estão abrindo portas para as empresas brasileiras se instalarem e desenvolverem soluções inovadoras com expertise e financiamento canadenses.

Com a Invest Alberta, o acordo estabelece a cooperação e a organização conjunta de missões, eventos e projetos que possam ajudar a identificar e a viabilizar oportunidades de fortalecimento no intercâmbio entre o Brasil e Alberta – especialmente nos campos de negócios, investimentos, tecnologia e cultura.

Alguns dos setores que deverão fazer parte dessas iniciativas incluem alimentos e bebidas, tecnologias para a agricultura, energias limpas, mineração e tecnologias para cidades inteligentes (smart cities), entre outros.

Já a parceria com a Mitacs, organização canadense que atua no desenvolvimento de pesquisas científicas atreladas à inovação industrial e social, permitirá que empresas brasileiras se internacionalizem no Canadá e tenham a possibilidade de desenvolver projetos e iniciativas de P&D em conjunto com as melhores universidades e centros de inovação do país.

Oportunidades de negócios

A CCBC também investiu na abertura de dois Brasil Hubs: um em Montreal e outro em Edmonton. Na mesma diretriz, o processo de consolidação da presença no Canadá incluiu o fortalecimento do Chapter Montreal, liderado pelo novo presidente da CCBC no Canadá, Stéphane Larue, apoiado por diretores, associados e staff local.

“Atendendo empresários brasileiros que desejam atuar no Canadá, percebemos a importância de criar um ambiente feito sob medida para as suas necessidades, e foi assim que surgiu o Canada Hub”, explica o diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis.

“Muitas vezes a atuação em outro país é algo inédito para as empresas e, por isso, elas precisam do apoio de um parceiro com conhecimento das características e das oportunidades do mercado local. Quando percebemos essa demanda, desenvolvemos esse conjunto de ações que combinam a estrutura física nas nossas sedes e o know-how da CCBC para facilitar a atuação e o desenvolvimento de negócios nos dois países”, completa Castro Reis.

O Brasil Hub oferece acesso à rede de contatos da Câmara, identificando potenciais parceiros para negócios ou projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e clientes no Canadá. Além disso, são efetuadas pesquisas de mercado – a fim de determinar qual é a melhor estratégia a ser adotada pelas companhias brasileiras que pretendam ingressar no mercado canadense -, e realizados eventos de networking para dar mais visibilidade aos representantes das empresas brasileiras, suas marcas e seus produtos.