Invest Paraná abre escritório no Canadá e CCBC firma parceria com Fundação Araucária

Por Deborah Oliveira

A Invest Paraná anunciou a abertura de um escritório no Canadá para promover ações conjuntas com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) para apoiar a internacionalização de empresas paranaenses e atrair investimentos canadenses para a região. Paralelamente, a Câmara também deu início a uma parceria com a Fundação Araucária, instituição voltada à inovação e pesquisa e que prevê o estabelecimento de acordos de cooperação. O anúncio ocorreu durante evento no Museu Oscar Niemeyer (MON) e faz parte de uma iniciativa que tem o apoio do Consulado-Geral do Canadá e do Escritório do Québec, ambos sediados em São Paulo.

O escritório da Invest Paraná, que será aberto dentro do Brasil Hub da CCBC em Edmonton, na província de Alberta, no Canadá, tem por objetivo facilitar a instalação de companhias paranaenses no Canadá. O Brasil Hub oferece apoio para a abertura de empresas, desenvolvimento de negócios e acesso a programas de inovação e pesquisa no Canadá.

“A Invest Paraná tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do estado por meio do apoio à internacionalização de empresas e da atração de investimentos para a região. A nossa parceria com a CCBC amplia o acesso das companhias às oportunidades que o Canadá oferece”, afirma Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná.

Desenvolvimento científico e tecnológico

Com o objetivo de estreitar laços na área da Ciência e Tecnologia (CT&I), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e a CCBC anuncia uma parceria para aproximar o ecossistema de pesquisa e inovação entre o Paraná e o Canadá. A ideia é trabalhar com instituições científicas e tecnológicas nas áreas de inteligência artificial, energia, agronegócio, entre outras.

O primeiro fruto do acordo foi a realização de uma missão com representantes da Fundação Araucária e da CCBC nas cidades de Edmonton e Montreal, onde os executivos tiveram a oportunidade de se reunir com instituições governamentais, universidades e agências de fomento à inovação, estabelecendo um diálogo positivo para futuras parcerias. “Tivemos uma agenda na universidade de Alberta, referência acadêmica no Canadá. Passamos pelo Brasil Hub faz CCBC em Edmonton e nos reunimos com vários parceiros do ecossistema de inovação”, afirmou Castro Reis da CCBC. 

A Fundação Araucária é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Paraná. As chamadas FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) são agências estaduais criadas para o fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação em suas respectivas regiões.