CCBC fecha acordo para financiamento de pesquisas

Parceria com agência canadense disponibilizará até C$ 1 bilhão para projetos de empresas do Brasil Hub

Por Sérgio Siscaro

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) acaba de assinar um memorando de entendimento com a Mitacs, agência canadense que atua no desenvolvimento de pesquisas científicas atreladas à inovação industrial e social. Por meio desse acordo, as empresas brasileiras que participam do Brasil Hub – iniciativa da Câmara voltada a apoiar processos de internacionalização – passam a ter a possibilidade de desenvolverem projetos e iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em conjunto com universidades e centros de estudos canadenses, com acesso a uma linha de financiamento de C$ 1 bilhão até 2025.

“Nossa expectativa é de que, por meio desta parceria, as companhias integrantes do Brasil Hub tenham a oportunidade de desfrutar do ecossistema de inovação canadense, aperfeiçoando seus produtos e serviços de forma rápida e ágil, inclusive contando com suporte em português”, destaca Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC.

O valor disponibilizado pela parceria com a Mitacs será destinado a arcar com custos de desenvolvimento de novas soluções e serviços, por meio de um trabalho conjunto com acadêmicos das mais prestigiadas instituições de ensino e pesquisa do Canadá. Sem fins lucrativos, a agência faz parte do ecossistema de inovação do país, e em mais de 20 anos tem contribuído para o desenvolvimento de negócios de várias empresas, financiando inovações de ponta e criando oportunidades de trabalho para estudantes e pós-doutorandos.

Intercâmbio bilateral

O programa é aberto a empresas de todas as áreas de atuação; contudo, alguns setores são vistos como prioritários pela Mitacs, como  inteligência artificial, cibersegurança, cleantechs, tecnologia quântica e temas de inovação social ligados a assuntos indígenas. De acordo com as regras da agência canadense, cada projeto poderá contar com até 50% de financiamento.

“O Brasil possui uma diversidade comercial incrível e, paralelamente, o Canadá dispõe de tecnologias e inovações que certamente beneficiarão os negócios de companhias brasileiras. A parceria firmada com a CCBC abre um leque imenso para promover o intercâmbio comercial e científico entre os países”, afirma Daniel Caramori, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mitacs. “A inclusão do Brasil nessa rede internacional irá beneficiar profundamente ambas as sociedades”, conclui o CEO da agência canadense, John Hepburn.

O acordo firmado entre a CCBC e a Mitacs se insere na estratégia da Câmara de promover o desenvolvimento econômico e social por meio da aproximação entre instituições públicas e privadas dos dois países. “Estamos confiantes de que essa parceria com a Mitacs será uma aliança duradoura, que agrega grande valor à sólida rede de conexões que a CCBC vem construindo ao longo dos últimos 50 anos, com benefícios tangíveis para brasileiros e canadenses”, afirma Ronaldo Ramos, presidente da CCBC.

Soft landing” no Canadá

O Brasil Hub é a iniciativa da CCBC que tem o objetivo de facilitar a instalação de empresas brasileiras no Canadá e prospectar possíveis parceiros de negócios. As participantes têm acesso à rede de contatos da Câmara, que identifica potenciais parceiros para negócios ou projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e clientes no Canadá.

Além disso, são efetuadas pesquisas de mercado, a fim de determinar qual é a melhor estratégia a ser adotada pelas companhias brasileiras que pretendam ingressar no mercado canadense, e realizados eventos de networking.