Pelos próximos 50 anos

2022 foi um ano intenso, com desafios que exigiram agilidade, adaptabilidade, resiliência e o olhar para além do que estamos acostumados. Na vida social, na política, na economia e em cada empresa foi preciso rever conceitos, pensar e agir estrategicamente. Na CCBC, essas necessidades vieram acrescidas de um desafio a mais: às vésperas de completar meio século de existência, a Câmara precisava também estar preparada para se manter como uma instituição sólida, atuante e sustentável na sua missão de promover os laços bilaterais.

Com base nos pilares estratégicos de sustentabilidade econômica e protagonismo do associado (função e razão da existência da Câmara), reajustamos nosso modelo de negócios e buscamos ações efetivas, que já apresentam resultados. Organizamos seis missões comerciais ao Canadá, em setores como alimentos e bebidas, tecnologia e inovação, mineração, saúde e governança corporativa. Foi nessa última, inclusive, que, em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), batemos recorde de participação, com mais de 70 integrantes na missão.

No ano em que o mundo retomou atividades presenciais pós-pandemia de Covid-19, realizamos uma série de importantes eventos digitais, presenciais e híbridos, como o Encontro Brasil-Canadá de Comércio Exterior, o Canada Day e o Fórum de Diversidade, Equidade e Inclusão; lançamos o livro Questões Atuais de Compliance, e ainda lideramos iniciativas em vários outros setores, como investimentos e infraestrutura, inovação em saúde, moda e têxtil.

Sem esquecer da área cultural, e em parceria com associados e instituições externas, tivemos duas novas exposições e uma nova edição do projeto Olhares Cruzados – Imagens de Duas Culturas no Brasil e no Canadá. No campo da diversidade, equidade e inclusão, fomos agraciados com o Selo Paulista da Diversidade, concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Seguindo o direcionamento de trazer aos nossos associados as melhores oportunidades de negócios e suporte para suas atividades, estamos construindo bases consistentes e duradouras para a relação com as outras Câmaras de Comércio bilaterais, e assinamos parcerias com instituições relevantes nos dois países.

No Brasil, destaco os Memorandos de Entendimento com as agências Investe São Paulo e Invest Paraná, que promoverão a organização de missões e a atração de investimentos. Parcerias estratégicas com o Sebrae e o Instituto Jovem Exportador contribuirão para que mais empresas brasileiras tenham acesso às nossas missões e oportunidades de negócios no Canadá. E, para estreitar laços regionais e ampliar nossa presença nacional, abrimos os Chapters BH, em Minas Gerais, e Brasília, na Capita Federal, ambos coordenados por nossos associados com grande expertise em suas áreas.

No Canadá, além de importante acordo com a Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC), as parcerias assinadas com o Invest Alberta e com a Mitacs abrirão portas para as empresas brasileiras se instalarem e desenvolverem soluções inovadoras com expertise e financiamento canadenses. Ainda investimos na abertura de dois Brazil Hubs: um em Montreal e outro em Edmonton. Na mesma diretriz, o processo de consolidação da presença no país incluiu o fortalecimento do Chapter Montreal, liderado pelo novo presidente da CCBC no Canadá, Stéphane Larue, apoiado por diretores, associados e staff local.

Paralelamente, promovemos uma reestruturação interna, com a criação de uma diretoria dedicada ao associado, que chega com o compromisso de consolidar um modelo de negócios sustentável, e se soma às diretorias de Operações e de Relações Institucionais. Trabalhamos na profissionalização da gestão de recursos financeiros e na capacitação do time comercial. Evoluímos no nosso esforço coletivo de desenvolvimento de um planejamento estratégico multisetorial e já temos todo um cronograma efetivo de atividades e missões para 2023.

Nossos avanços vêm sendo percebidos pelo mercado e somos cada vez mais procurados por diversas instituições, mídia e empresas interessadas nos dois países. O número de associados segue essa tendência e igualmente vêm crescendo de maneira consistente. A CCBC entra no ano de seu Jubileu de Ouro com uma presença sólida no mercado, calcada na inovação e na sustentabilidade. Preparada para as demandas futuras e focada em sua missão de ser a ponte para o desenvolvimento das relações entre o Brasil e o Canadá.

Como associado e atual presidente, agradeço a valiosa colaboração daqueles que, direta ou indiretamente, doaram seu tempo, energia e esforços para a construção em conjunto do que é hoje a Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Convido a todos que escrevem essa história a se engajarem mais uma vez e participarem dessa maravilhosa obra coletiva: de fazer da CCBC uma instituição que constantemente se molda e se adapta ao futuro dos dois países e às sempre crescentes necessidades de seus associados e parceiros.

Vamos seguir juntos, sempre olhando adiante.

Ronaldo Ramos,

Presidente da CCBC