CCBC celebra seus 50 anos de olho no futuro

Comemorações tiveram seu ápice em setembro, mês que marca a fundação da Câmara, mas agenda se mantém intensa também pelos próximos meses

Por Deborah Oliveira

O ano de 2023 está sendo especial para a Câmara de Comércio Brasil-Canadá, que completa seu jubileu de ouro. Para comemorar a data, foi organizada uma programação especial ao longo de todo o ano, abordando alguns dos principais setores e oportunidades entre Brasil e Canadá. Vale destacar os três grandes eventos alusivos aos 50 anos, que refletiram a expertise lapidada ao longo do tempo para o incremento das relações bilaterais, e que culminaram em uma grande festa de confraternização e no lançamento de um livro, em setembro.

O primeiro deles, o Fórum Econômico Brasil-Canadá, aconteceu em junho, e trouxe à luz os principais desafios para o crescimento dos negócios entre os dois países, mostrando a importância das negociações do acordo de livre-comércio entre os países do Mercosul e o Canadá. O potencial de negócios nas áreas de segurança alimentar, segurança energética e infraestrutura deram o tom ao evento, que reuniu lideranças de organizações e companhias brasileiras e canadenses.

Já em julho ocorreu o Canada Day, com enfoque no ecossistema de educação canadense, e que apresentou aos brasileiros o que há de mais atraente para quem quer estudar, morar e vivenciar a cultura canadense. Participaram do evento importantes instituições de ensino, que apontaram as tendências em pesquisas e de graduação, pós-graduação e especialização, além de cursos rápidos e de línguas.

Com uma agenda relacionada às últimas tendências em pesquisas nas áreas de Ciência e Inovação – como o uso da Inteligência Artificial nos negócios -, ESG, Desenvolvimento Sustentável, Diversidade Equidade & Inclusão, e Investimentos, aconteceu em setembro o Summit Brasil-Canadá 2023, que reuniu lideranças brasileiras e canadenses dos setores público e privado para uma ampla troca de conhecimentos. O ecossistema de inovação canadense e as parcerias estratégicas entre universidades, empresas e governos estiveram no centro do debate, assim como a relevância do acordo Canadá Mercosul para o futuro dos negócios.

O ponto alto das comemorações dos 50 anos aconteceu durante uma grande festa, que uniu colaboradores, associados, representantes dos governos e de instituições públicas e privadas dos dois países, em São Paulo, no dia 19 de setembro, data que marca a fundação da CCBC. A celebração contou com atrações como uma apresentação de acrobatas circenses e o “Baile do Simonal”, banda do cantor brasileiro Simoninha. Durante o encerramento foi lançado o novo livro da CCBC “Conexão Brasil-Canadá – Memórias, ações e perspectivas”, que traz a evolução e as perspectivas de futuro dos vários espectros da relação bilateral.

Agenda completa

Tudo isso, no entanto, sem deixar de lado as missões comerciais realizadas todos os anos, com o objetivo de aproximar possíveis parceiros de negócios.  Se mantiveram intensas, ainda, as agendas das comissões setoriais, os encontros periódicos de networking, a participação em feiras nos dois países, as ações regionais e a aproximação com diversas instituições de interesse para a assinatura de acordos de cooperação. A atuação da CCBC se faz presente em acordos de companhias de setores como educação, finanças, infraestrutura, agronegócio, energia, tecnologia e inovação, cultura, gastronomia e desenvolvimento social, com resultados que traduzem o elevado grau de especialização de seus colaboradores e parceiros.

Assista no canal da CCBC no YouTube:

Fórum Econômico Brasil-Canadá  

Summit Brasil-Canadá

Canada Day 2023

Melhores momentos da festa de 50 anos da CCBC

Links relacionados:

Saiba mais sobre as missões no Canadá em 2024

Calendário de eventos