Brasil Hub: apoio à internacionalização

Iniciativa da CCBC contribui para a expansão da Hurb no mercado canadense


Por Sérgio Siscaro

Facilitar a instalação de empresas brasileiras no Canadá, com ênfase ao apoio de infraestrutura, documentação e facilitação de parcerias com companhias e instituições canadenses. Esta é a finalidade da iniciativa Brasil Hub, lançada este ano pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) – que, ao fazer essa “ponte” com o ecossistema de negócios canadense, atua de forma estratégica para apoiar a internacionalização das empresas brasileiras.

O Brasil Hub oferece acesso à rede de contatos da Câmara, identificando potenciais parceiros para negócios ou projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e clientes no Canadá. Além disso, são efetuadas pesquisas de mercado, a fim de determinar qual é a melhor estratégia a ser adotada pelas companhias brasileiras que pretendam ingressar no mercado canadense, e realizados eventos de networking, para dar mais visibilidade aos representantes das empresas brasileiras, suas marcas e seus produtos. A iniciativa é equivalente ao Canada Hub, por meio do qual a CCBC dá suporte às empresas canadenses que queiram se estabelecer no Brasil.

Um importante componente do Brasil Hub é o seu Programa de Integração aos Negócios no Canadá (Pinc). O processo de soft landing no mercado canadense é facilitado, por meio de reuniões com especialistas, acesso à comunidade de empreendedores do país, além de material de apoio para a estratégia de negócios da companhia. Em paralelo, o Pinc também possibilita a participação das empresas brasileiras em webinars com profissionais canadenses.

Experiência positiva

Uma empresa que tem se beneficiado dos serviços oferecidos pela CCBC por meio do Brasil Hub é a plataforma de viagens online Hurb (Hotel Urbano). Com mais de 20 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos ao redor do globo e mais de 12 milhões de fãs no Facebook, a Hurb tem na internacionalização de suas operações um caminho natural para expandir seus negócios. Um passo importante nesse sentido já havia sido tomado por meio da abertura de escritórios em Portugal. Agora, a Hurb está abrindo um escritório em Montreal, dentro do Brasil Hub, a fim de ficar mais próxima dos centros de inovação canadenses e atrair talentos na área de tecnologia.

De acordo com a head de educação da Hurb, Ana Feliciano, a iniciativa da CCBC permite a continuidade desse plano estratégico de expansão da plataforma. “Queremos dar sequência ao nosso planejamento estratégico e, com o Brasil Hub, teremos a chance de captar recursos importantes para seguir com o investimento em tecnologia baseado no perfil dos consumidores da plataforma, em especial no

território canadense”, afirma. O CEO da companhia, João Ricardo Mendes, concorda, ponderando que a chegada ao Canadá possibilitará à Hurb estar mais próxima de projetos de pesquisa, inovação e de parcerias na área de inteligência artificial.

Por meio do Brasil Hub, a Hurb já iniciou suas atividades com o suporte para a estruturação e desenvolvimento de seus negócios em território canadense – o que constitui importante contribuição para que a empresa se integre com mais rapidez ao ecossistema canadense de inovação.