Bénéfiq 2018

As novidades de um dos principais eventos de nutrição e saúde do mundo

Promover avanços em biotecnologia, desenvolvimento científico, sustentabilidade e novos negócios. Essa é a proposta da Bénéfiq, evento que ocorre a cada dois anos na cidade de Quebec e apresenta o futuro da nutrição e da alimentação no mundo. Um dos pontos altos desta edição foi a assinatura de um convênio entre a Unibio e a Universidade de Laval, no Canadá, que prevê colaboração na área de pesquisa, bem como o intercâmbio de alunos e professores nas áreas de nutrição, bioengenharia e biomateriais.

 

A Unibio é uma universidade ligada ao Biopark, primeiro Parque Científico e Tecnológico de Biociências do Paraná, onde se pretende gerar 30 mil empregos e fazer da região de Toledo um polo nacional de biociências. Idealizado por Luiz Donaduzzi, fundador de uma das maiores empresas de medicamentos do Brasil, o Biopark teve investimento inicial de R$ 100 milhões. “Com um excelente programa de palestras e divulgação de pesquisas e novos produtos, a Bénefiq é um ótimo local para esses encontros internacionais”, diz François Godbout. Ele é associado da CCBC, diretor da Viabilis e um dos facilitadores do convênio.

 

Associados da CCBC levam inovações à Bénéfiq

 

A Concepta Ingredients, também associada à CCBC, contou com um estande no Innovation Hall, área destinada à exibição de produtos inovadores. A empresa apresentou ao mercado canadense lançamentos como um açúcar mascavo diferenciado e saboroso, que por ser líquido traz vantagens consideráveis em aplicações industriais – além da composição rica em nutrientes naturais da cana-de-açúcar.

 

Outra novidade foi o creme vegetal vegano, que mistura óleos da biodiversidade brasileira, é rico em polifenóis e ômegas 3, 6 e 9. Trata-se de um substituto para a manteiga derivada do leite. “Tivemos apoio da CCBC durante o evento inteiro, incluindo as reuniões pré-agendadas com potenciais clientes. A Câmara participou de toda a organização ao nosso lado e nos ajudou a aproveitar ao máximo as oportunidades”, conta Lilia Kawazoe, Gerente Comercial da Unidade de Negócio Concepta Ingredientes, pertencente ao Grupo Sabará.

 

O canadense Etienne Beairegard mora no Brasil e é sócio-fundador da Samba Fruits, empresa que atua com importação e exportação de alimentos como frutas, mel, gergelim e nozes. Associado à CCBC há mais de seis anos, participou da Bénefiq com um estande e aproveitou para fazer reuniões com compradores e distribuidores. “O evento nos dá acesso a novas informações, o que possibilita criar novos projetos, gerando novas oportunidades de negócio”, avalia.