As diversas faces da educação no Canadá

Evento da CCBC reunirá instituições de diversas partes do país para divulgar oportunidades abertas a estudantes brasileiros 


Por Sérgio Siscaro

O Canadá oferece uma das estruturas educacionais mais respeitadas do mundo, e essa reputação atrai, há anos, estudantes de diversos países – como o Brasil. O fato de dispor de instituições de qualidade, em todos os níveis de educação, aliado à abertura para a diversidade de culturas e o fato de apresentar uma relação bastante próxima entre academia e mercado, fazem com que estudar no Canadá continue sendo um objetivo bastante presente para quem quer ampliar seus horizontes, buscar excelência em seu ramo de atividade e ter uma rápida inserção no mercado de trabalho.

A importância do tema, aliado à recente flexibilização das regras sanitárias canadenses, em razão da redução dos casos da pandemia Covid-19, fez com que a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) optasse por destacar as oportunidades abertas aos estudantes brasileiros na estrutura de ensino canadense. O assunto será amplamente discutido durante a edição deste ano no Canada Day Festival, que acontece de 28 a 30 de junho, e que reunirá representantes de instituições localizadas em diferentes regiões do país.

Será uma autêntica imersão no universo educacional do Canadá, na qual serão destacadas tanto as qualidades do sistema canadense como as oportunidades de trabalho oferecidas pelo país. Além disso, o evento terá apresentações abordando tanto a organização da vida financeira dos alunos que decidirem estudar no Canadá quanto as opções de voos para as diversas partes do país.

Opções diversificadas

A oferta de um ensino de qualidade no Canadá não se concentra em um único ponto do território do país, mas se espalha por diversas regiões. Na costa leste, o potencial estudante tem à sua disposição as instituições de Quebec. Marcada pela colonização francesa, a região se tornou, nos últimos anos, um polo global para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras – como inteligência artificial (IA); sua principal cidade é Montreal. Alguns exemplos de colégios e universidades incluem a Universidade de Montreal e a Lester B. Pearson School Board.

Já a província de Ontário, cuja economia gira principalmente em torno dos setores industrial e financeiro, tem como principais cidades Ottawa, Toronto e Hamilton, reúne instituições como o Niagara College, o Sault College e a Trent University.

A região central do país é mais voltada a atividades ligadas ao agronegócio. Na província de Manitoba, uma opção de educação de qualidade é o Red River College Polytech, localizado na cidade de Winnipeg. A costa oeste, cujo perfil econômico é mais voltado para setores como infraestrutura e transportes, também oferece opções de qualidade para estudantes internacionais em cidades como Edmonton; exemplos disso são o NorQuest College, na cidade de Edmonton (Alberta); e a University Canada West, localizada em Vancouver (Colúmbia Britânica).

Todas essas regiões são próximas da fronteira com os Estados Unidos – o que possibilita a ocorrência de climas menos rigorosos do que os do norte do Canadá – contribuindo, assim, para a adaptação de estudantes de outros países. Outra vantagem é a predominância do idioma inglês, o que funciona como um fator facilitador para os alunos.

O que é o Canada Day?

O dia 1º de julho é comemorado no Canadá como sendo a data de sua fundação; foi quando, em 1867, foi assinado o ato que reuniu as diferentes províncias do país. Por esta razão, a CCBC sempre marcou a ocasião com uma programação especial de eventos, voltados a estreitar os laços entre os dois países, em seu Canada Day Festival.

Mesmo durante o período mais agudo da pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, a Câmara continuou promovendo o festival, mesmo que de forma virtual. No ano passado, mais de 3 mil pessoas participaram das 11 sessões virtuais de debates; também foram registrados 13 mil visitantes ao website do evento, que disponibilizou conteúdos abordando temas como cultura, lazer, gastronomia, esporte e educação, entre outros.

Para a edição deste ano, mais informações e inscrições aqui.