Alberta é novo destino para empresas brasileiras se expandirem no Canadá

A província está chamando a atenção de grandes empresas da maior economia da América Latina

Por Débora Marques

Alberta está se tornando o destino preferido das empresas brasileiras que desejam se expandir para a América do Norte. Após o acordo entre a Invest Alberta e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) assinado em setembro de 2022, estabelecendo o interesse na expansão das redes internacionais entre si, a província tem recebido atenção crescente de empresas líderes da maior economia da América Latina.

Nesse período, as organizações realizaram diversos eventos para fomentar a cooperação, começando com a instalação do Brazil Hub na Concordia University of Edmonton (CUE) em dezembro do mesmo ano, o primeiro do gênero no oeste do Canadá. A iniciativa permite que a chegada das empresas e empreendedores brasileiros no país seja mais tranquila, além de proporcionar a conexão com companhias locais, parceiros de pesquisa e desenvolvimento, bem como com o governo e a indústria. O centro atraiu e apoiou a chegada de uma série de empresas desde a sua criação, aumentando as oportunidades de emprego e trazendo benefícios econômicos para o mercado.

Uma dessas empresas é a Brainiall, que utiliza Inteligência Artificial para maximizar o desempenho dos processos da indústria pesada, especialmente na mineração – um segmento importante para a economia de Alberta. Além disso, o Hub acolheu a Mitsidi Projects, empresa especializada em eficiência energética, gestão de demanda e geração distribuída, ajudando as organizações a reduzirem drasticamente os custos de energia e, consequentemente, o impacto ambiental. No total, duas empresas aderiram ao Hub Brasil de Edmonton em menos de um ano, e mais quatro estão em processo de adesão, confirmando o sucesso da parceria até o momento.

“Em apenas um ano desde a formalização da parceria da Invest Alberta com a CCBC, já estamos vendo oportunidades econômicas liberadas para ambas as regiões. Há um alinhamento claro de setores fortes, desde energia limpa, agronegócio e tecnologia, e estamos abrindo caminho para que as empresas brasileiras tenham acesso à força de trabalho talentosa e ao ambiente de negócios colaborativo de Alberta – posicionando todas as partes para a prosperidade e o sucesso”, explica Rick Christiaanse, CEO do Invest Alberta.

A cooperação não termina aí. A Invest Alberta também está de olho na expansão do comércio com diversos estados brasileiros, tendo recebido uma delegação do Paraná (região considerada uma das potências do país nos setores agrícola e energético) em Edmonton em maio passado, seguido pelo fórum Brasil-Alberta Opportunities em parceria com CCBC, BCCC e Edmonton Global em agosto.

“Em menos de um ano, conseguimos cumprir todas as metas do nosso acordo com a Invest Alberta e a Edmonton Global, mas ainda temos muito trabalho a fazer”, explica Stephane Larue, presidente da CCBC no Canadá. “Estamos ansiosos para continuar oferecendo nossos 50 anos de experiência e conexões aos nossos parceiros em Alberta, facilitando a integração de empresas brasileiras ao mercado e ajudando a atrair oportunidades de investimento e empregos para a província.”

Em setembro, a Invest Alberta e a Edmonton global – juntamente com parceiros de Fort McMurray Wood Buffalo, Universidade de Alberta e Applied Pharmaceutical Innovation – promoveram a província no Brasil por meio de diversas palestras, reuniões e eventos. A delegação realizou eventos em São Paulo e no Paraná e apresentou o ecossistema de inovação de Alberta no evento Summit Brasil-Canadá realizado pela CCBC. Durante esta visita, também foi assinado um importante acordo para ajudar a promover oportunidades de negócios e cooperação entre Alberta e o estado brasileiro do Paraná.

“Como organização de desenvolvimento econômico que representa a região de Edmonton, estamos entusiasmados em fortalecer ainda mais nossos laços com nossos parceiros no Brasil e em nos posicionarmos como plataforma de pouso na América do Norte para muitas empresas brasileiras que buscam se expandir para mercados globais. Com planos de receber múltiplas delegações brasileiras na região de Edmonton nas próximas semanas, e mais em 2024, a missão de setembro ao Brasil já está tendo um resultado bem-sucedido”, avalia Malcolm Bruce, CEO da Edmonton Global.