CCBC e IPT-USP anunciam parceria inédita

Objetivo é facilitar o acesso de empresas brasileiras e canadenses aos ecossistemas de inovação dos dois países

Por João Vitor Martins

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em São Paulo, em conjunto com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), anunciou uma parceria com foco na aproximação entre empresas brasileiras e canadenses, assim como hubs de inovação de ambos os países.

Seguindo a divulgação desta parceria, as duas instituições já organizaram um evento na sede do IPT, trazendo uma delegação canadense que apresentou as oportunidades para o desenvolvimento de negócios, inovação e pesquisa na região de Alberta, no oeste do Canadá.

 A CCBC pretende compartilhar seu conhecimento em internacionalização de empresas e soft-landing no Canadá, para que as empresas ligadas ao IPT e IPT Open possam ter acesso ao ecossistema de inovação canadense, estabelecer parcerias estratégicas e internacionalizar   seus negócios.

Já o Instituto quer se aproximar de centros de inovação canadenses, como Montreal, na província de Québec, e Edmonton, na província de Alberta, conhecidos pela expertise no desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial (IA), ciências da vida, transição energética, tecnologias para cidades inteligentes, manufatura avançada, e soluções para o agronegócio.

Segundo Paulo Rezende de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC, “o estabelecimento desta parceria com o IPT prevê a realização de eventos conjuntos, incluindo workshops, missões, e o apoio às empresas que queiram internacionalizar seu negócio ou desenvolver projetos de inovação no Brasil e no Canadá”.

“Contamos com o apoio do IPT para facilitar também o acesso das empresas canadenses ao mercado brasileiro, contribuindo para o teste, adaptação e validação de produtos”, acrescenta o executivo.

Para Claudia Caparelli, diretora de Novos Negócios e Inovação do IPT, este tipo de parceria é muito importante para empresas que desejam acessar mercados internacionais. “Ela não apenas ajuda a gerar negócios, como também apoia o desenvolvimento de novos projetos, pesquisas e descoberta de potenciais talentos, agregando e acelerando soluções”, ressalta.