NOTÍCIAS CCBC
Notícias CCBC
Evento oferece valioso atalho para startups brasileiras chegarem ao Canadá
Em sua quinta edição, a São Paulo Techweek, maior semana de inovação e tecnologia da América Latina, já virou um grande palco para disseminar a cultura das startups e revelar novos talentos para o mundo. A Canada House, por exemplo, é uma iniciativa da CCBC que integra a agenda dessa semana especial desde o ano passado e que dobrou de tamanho em 2019. Foram quatro dias com aproximadamente 20 palestras e seminários na sede da Câmara, dando dicas para o sucesso das empresas e a internacionalização da marca – especialmente no caso das que desejam alcançar o Canadá.
Câmara chega a novas cidades no Brasil e no Canadá celebrando números de 2019
O interesse das empresas no intercâmbio Brasil-Canadá vai muito além do otimismo com a evolução da economia brasileira, ou da simpática imagem de um Canadá que apoia tecnologia e diversidade. Na CCBC, que comemora a histórica marca de 200 associados, esse crescente interesse foi motivado também por estratégias variadas de estímulo a novos negócios.
Valor do dólar canadense 30% mais baixo que americano incentiva viagens
Sabe quem gosta de ir para o Canadá? Brasileiro. Nos últimos quatro anos, aumentou em 75% o número de passageiros do Brasil com destino ao país da América do Norte. Motivada pelo cenário positivo, a Air Canada acaba de inaugurar uma ligação São Paulo-Montreal sem escalas, com voos três vezes por semana e taxa de ocupação nas nuvens – já superior a 90%, em dezembro e janeiro. A duração da viagem é de nove horas.
Como conquistar resultados com políticas e ações de diversidade na empresa
Em recente debate na CCBC, a CEO da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia, lembrou que a falta de saneamento básico no Brasil afeta muito mais as mulheres. Como? Tudo começa no papel da mulher na família. Segundo a executiva, quando uma criança se contamina na água suja, em geral cabe à mãe levá-la ao posto de saúde – e ficar em casa com o filho até que ele tenha condições de voltar à escola. “Nem sempre o mercado está preparado para lidar com as necessidades dessa colaboradora”, disse.
Brasil vive momento favorável para modernização do setor elétrico
Se no começo a história da energia elétrica no Brasil teve como um dos protagonistas o Grupo canadense Light, o futuro do setor no país também pode estar conectado a empresas com sede no Canadá. No início do século XX, o Grupo Light foi responsável pela distribuição de energia no eixo Rio-São Paulo, chegando a oferecer serviços de bondes elétricos e telefonia. Agora, iluminadas pela era digital, empresas canadenses e brasileiras do segmento miram seus holofotes na direção de dados e inteligência artificial, em busca de projetos mais eficientes e sustentáveis.
A musicista canadense que dá aulas em favelas no Rio de Janeiro
As harpas que a canadense Gianetta Baril traz para dar aulas no Brasil pesam pouco mais de 20 Kg e entram como bagagem extra nas viagens aéreas, protegidas por plástico bolha e papelão. Pesadas? Na história da arte, contudo, a imagem do instrumento é outra. A harpa parece até leve quando observada nas mãos dos anjos. Na sala de aula, trata-se da voz que os alunos de Gianetta aprendem a usar para “cantar com os dedos”, como a musicista diz. Seja qual for a melhor definição, a harpista acredita que as palavras perdem força diante do poder da música.
Ele abriu duas empresas em 3 anos: os incentivos para empreender no Canadá
Durante a crise econômica de 2014 no Brasil, o advogado goianiense Leonardo Couto, sócio de um escritório especializado em Direito Previdenciário e Trabalhista, com quatro unidades em Palmas (TO) e três em Belém (PA), decidiu com a esposa Rebeca que, caso superassem as dificuldades, se mudariam do país com os dois filhos.
Um atalho para chegar ao mercado canadense
Uma empresa de comércio exterior é um dos poucos tipos de empresa que pode dizer que já nasce sem fronteiras. E, com tantos países à disposição para fazer negócios, por que se aproximar exatamente do Canadá? A HS Trade, com sede em Fortaleza, encontrou a resposta no setor de alimentos e bebidas. “O mercado canadense de produtos naturais está crescendo e tem como uma das suas principais características buscar itens de excelência, como os que o produtor brasileiro oferece”, explica Tamara Paiva, supervisora de importação e exportação da companhia.
Saneamento entra de vez no radar privado
Investimento estrangeiro pode acabar com déficit histórico e promover crescimento econômico e social.