Uplexis

Plataforma reúne mais de 2 mil fontes de informação em poucos segundos

 

Um dos maiores patrimônios de uma empresa é a informação, mas geralmente as informações estão espalhadas, sem oferecer qualquer possibilidade de análise – e é aí que nasce o trabalho da Uplexis. Suas equipes têm a tarefa de organizar e estruturar dados disponíveis na web para agilizar a tomada de decisões no ambiente corporativo. A partir de uma plataforma própria, a Uplexis permite acesso a mais de 2 mil fontes em poucos segundos, o que antes levava horas ou dias.

 

Os dados possuem origem em sites públicos, como os da Receita Federal, Listas Restritivas, órgãos reguladores, tribunais (Tribunal de Justiça / Tribunal Regional Federal / Superior Tribunal de Justiça / Supremo Tribunal Federal), Interpol, Listas da ONU, OFAC, FBI, Listas Europeias, Listas Francesas; sites de informações pagas, como Serasa Experian, Boa Vista e SPC, Google; e de dados privados, quando o cliente tem acesso a esse tipo de indicador, em páginas como Thomson Reuters e Dow Jones.

 

“Imagine entrar no site de cada uma, procurar onde a informação está. Essa pesquisa chega a tomar 40% do tempo, que poderia ser investido em análise dos dados e outras atividades, ressalta Juliano Guimarães Santos, Head of Sales da companhia.

 

A Uplexis foi fundada em 2005 com o monitoramento de prazos, processos e palavras-chave nos Diários Oficiais do Brasil inteiro, para o departamento jurídico de uma instituição financeira. Uma das principais beneficiadas atualmente por sua atuação são as áreas de Compliance.

 

Prevenir a corrupção é uma oportunidade

 

Com o mensalão, a Lava Jato e a lei anticorrupção de 2013, as empresas brasileiras aumentaram cada vez mais o interesse sobre o Compliance. “Nossos dados são fundamentais para conhecer pessoas físicas e jurídicas com quem você está lidando. Dessa forma prevenimos o relacionamento de uma empresa com quem pratica fraudes ou atua de forma irregular”, explica Juliano.

 

A Uplexis já está presente em seis países além do Brasil e estuda começar a atuar no Canadá. Entre as razões para a escolha do seu próximo destino está o ótimo momento de tecnologia vivido pelos canadenses e a crescente presença de brasileiros no país. “Como os imigrantes não têm um histórico local, isso cria a necessidade das empresas de buscar informações sobre os brasileiros em seu lugar de origem, o que gera uma oportunidade para a Uplexis”, avalia o Head of Sales, que vê na CCBC um parceiro fundamental para entender o mercado canadense e conhecer fontes públicas locais.

 

A plataforma da Uplexis, chamada upMiner, também tem utilidade para áreas como Recursos Humanos e Comercial, avaliando potenciais candidatos a uma vaga de emprego ou compradores. Entre seus clientes, há empresas do setor de óleo e gás, saúde, mineração, corretoras de valores, entre outros. Seu próximo passo é estudar, por meio da inteligência artificial, como os dados reunidos podem ser entregues já analisados.