Shows da natureza

São muitas as opções de tours virtuais para curtir as belezas naturais do Canadá. Confira nossa seleção de vídeos gratuitos.

Por Estela Cangerana

A exuberância natural dos parques canadenses impressiona cerca de 16 milhões de turistas ao vivo todos os anos. São montanhas, florestas, lagos e cachoeiras de encher os olhos que, durante a pandemia, ficaram apenas na lembrança de muitas pessoas. Mas, mesmo com as restrições de viagem atuais, quem quiser reviver além das memórias ou visitar pela primeira vez esses lugares pode contar com a ajuda da tecnologia. Estão disponíveis na internet dezenas de vídeos gratuitos, curtos ou longos, que revelam parte das maravilhas canadenses.

Eles podem não trazer toda a emoção da experiência ao vivo, mas já servem para ajudar a planejar sua próxima viagem. Até porque, caso a vontade de conferir pessoalmente aumente depois deles, alguns dos sites selecionados também dão dicas para montar um roteiro completo.

 

Parks Canada
A agência do governo Parks Canada oferece um repertório enorme de tours virtuais que mostram as belezas naturais de várias partes do país, que podem ser explorados de várias formas. No site oficial, é possível conhecer mais de 160 lugares selecionados por meio de imagens do Street View for Google Maps em https://www.pc.gc.ca/en/multimedia/cartes-maps .

Mas se a opção for por vídeos em 360 graus, há uma série completa disponível em https://www.pc.gc.ca/en/multimedia/360-videos ou na página do YouTube da agência governamental, que pode ser acessada em https://www.youtube.com/playlist?list=PLOe6XX2wBaibeuBcoxD5SA0yPche2_nB4 . São 27 vídeos que contemplam imagens espetaculares como as da Chilkoot Trail Scenic Tour (trilha de 54 quilômetros pelas montanhas da costa oeste que leva da Colúmbia Britânica ao Alasca) ou The Dunes of Prince Edward Island (as grandes dunas que ficam na costa norte do Atlântico canadense).

E, se as fotos e vídeos em 360º despertarem o interesse para mais opções, o YouTube do Parks Canada apresenta várias outras séries em sua página inicial https://www.youtube.com/c/parkscanada/featured. Basta escolher. Já no site da instituição, há a possibilidade de baixar um aplicativo para planejar sua viagem (https://www.pc.gc.ca/en/multimedia/apps), com atrações e jogos sobre os parques também para as crianças.

 

Canadá 360º
A página World Tours é uma outra opção para ver as deslumbrantes paisagens canadenses em todos os ângulos e visões. É gratuito e está disponível em http://www.worldtour360.com/gallery.php?country=Canada&lang=en

 

Travel Alberta
O organismo oficial de turismo da Província de Alberta mantém uma página no YouTube com vídeos em 360º dos atrativos da região em https://www.youtube.com/playlist?list=PLxwO43IFF1pRevjWFqNkD78wLVcJMNGY4 . Mas vale ainda conferir outras duas séries da página: a Ready, que traz sugestões do que fazer durante a viagem (https://www.youtube.com/playlist?list=PLxwO43IFF1pQ8oRKGM-W7LL-GYAM7knWx ) e a Stargazing in Alberta, com impressionantes vídeos do magnífico céu estrelado canadense em contraste com as paisagens da província (https://www.youtube.com/playlist?list=PLxwO43IFF1pStNOwzuWE3t7voMkSgm5Yu ).

Um dos grandes destaques regionais, o Banff National Park, possui uma página própria do organismo divulgação turística da reserva, o Banff & Lake Louise Turism, que oferece tours virtuais em https://www.banfflakelouise.com/virtual-360°-tours.

 

Ontario Parks
Já no YouTube dos parques da província de Ontário (https://www.youtube.com/user/TheOntarioParks), que tem mais de 330 parques, em uma área de 9 milhões de hectares, a dica é explorar os vídeos que mostram as opções de lazer em todas as estações do ano em https://www.youtube.com/playlist?list=PLFQ6aZ8T_2rjMwDHBkRrGrkCLodDKBmSs.

Mas, se o objetivo for conhecer mais a fundo reservas específicas, há páginas especiais com um leque imagens belíssimas, como a The friends of Algonquin Park em https://www.youtube.com/watch?v=6uERTJ7d-RY&feature=youtu.be, e Friends of Killarney Park em https://www.youtube.com/channel/UCPqLKHVRINUSPrJNcnxPc9Q

 

Tours do Canada Day CCBC Online Festival
É possível explorar mais tours virtuais do Canadá no site do festival que comemorou o Dia do Canadá deste ano. A seleção está disponível nos Conteúdos Culturais da página, na aba Tour Virtual, em https://ccbc.org.br/canadaday/